Escolha a linguagem:

MEU PRIMEIRO CACHORRO:

SAIBA COMO CUIDAR DO SEU CÃO FILHOTE

Se você adora cães, mas ainda não tem o seu, saiba que para adotar um filhote de cachorro, é preciso de amor, carinho, proteção e alimentação de forma adequada. Mas como alguns outros cuidados com o cão e um mimo não fazem mal a ninguém, que tal deixar tudo preparado com artigos para cachorro antes de receber o novo integrante da família?

Trazer um filhote de cachorro para casa é um momento que mexe com a vida da família e principalmente com a dele, que pode se sentir confuso ou tornar-se um cachorro ansioso com tanta mudança. Por isso, é importante ter alguns cuidados para tornar tudo mais confortável para o pet.

O segredo é se preparar para a chegada do filhote de cachorro. Mas quais são os principais cuidados para cachorro?

HIGIENE

Nesta fase da vida do seu pet, é importante que ele aprenda normas básicas de comportamento de cães, como local de dormir e fazer xixi. Para isso, desde cedo, é preciso ensinar o cão sobre o que é e o que não é permitido.

Faz parte do adestramento de cães parabenizá-lo quando fizer o correto e sempre levá-lo ao “banheirinho” antes de ter acesso a outros locais da casa, bem como não permitir que durma fora de sua caminha em nenhum momento, são alguns truques.

LINGUAGEM CANINA

Esteja sempre atento ao comportamento do cachorro e tente ficar o máximo que puder com ele, principalmente durante o período de adaptação. Assim, com o tempo, conseguirá perceber se seu pet está feliz, triste, se sentindo mal, cansado e todos os significados da linguagem dos cães.

E lembre-se: é importante ter em mãos o contato de um médico veterinário de confiança para ligar, caso seja necessário.

FAÇA VOCÊ MESMO

Caminha para cachorro

Você pode fazer uma cama para cachorro adequada, confortável e sem custo. Para isso, pode utilizar uma caixa ou cesto adequados para o tamanho do seu cão e forrar o interior com um cobertor para cachorro. A cama para cachorro deve ficar em local relativamente quieto para que ele durma bem. Além disso, outra opção é fazer ou comprar uma casinha para cachorro de madeira.

Comedouro para cachorro

Para adotar filhote de cachorro, também é importante ter um local apropriado para que ele se alimente e beba água. Para oferecer comida natural para cachorro, como Naturalis, você pode comprar potinhos específicos em lojas com artigos para cães, utilizar outros objetos como pratinhos de plantas ou vasilhas, ou então, fazer o comedouro do seu pet cortando o fundo de uma garrafa pet, de acordo com o tamanho dele.

Roupinha para cachorro

Um filhote não exige que você tenha um enxoval para cachorro, nem que o vista no verão, já que uma roupinha para cachorro em dias muito quentes pode se tornar um grande incômodo. Mas no inverno, assim como nós, é importante que ele esteja protegido. Para isso, você pode fazer roupinhas para cachorro com blusas de frio que não usa mais. Confira:

Antes de começar a confeccionar a roupinha para cachorro, encontre uma blusa ideal. Como utilizaremos a parte do tronco, é importante que ela seja do tamanho do seu pet.

Utilize um molde, como este acima e faça o recorte, com os espaços centralizados para as patinhas.

Costure, nas laterais, a peça da frente da roupinha para cachorro à parte que ficará nas costas (pode à mão ou máquina).

Por último, costure a parte do punho da sua blusa no espaço para colocar as patinhas do seu cãozinho.

Gostou das dicas? Assim, você e seu amiguinho vão construir
uma relação muito mais intensa, saudável e feliz!