Escolha a linguagem:

Dr. Naturalis

Pergunte à Naturalis, nossos veterinários irão responder.

Gatos
Caes

Comportamento de medo

Meu Juninho de 1 ano está manifestando quadros de medo que chega a pânico o que está me preocupando muito.Ele foi adotado bem bebê com um quadro de raquitismo e doença nos ossos foi cuidado com todo amor por uma amiga até ficar maior e depois ela me doou e é cuidado com amor até hoje porém o pânico que ele manifesta faz fazer xixi e até cocô de medo .Por favor me orientem o que posso fazer para ajudar esse animalzinho. Não sai para o quintal durante o dia só se eu tiver por perto.A noite ele sai e brinca um pouquinho

Dra. Lara Goulart responde

Olá! Assim como nós, os animais não são todos iguais, cachorros também possuem temperamentos diferentes, o que pode resultar em um comportamento medroso. No entanto, os fatores de maior influência no que diz respeito à falta de coragem têm a ver, principalmente, com o histórico e a criação do mascote. Entre as principais causas que podem levar o cão a desenvolver o comportamento medroso são traumas e falta de socialização, principalmente durante a fase de filhote, e o adestramento inconsistente. 

 

O bom é que, em muitos casos, o medo pode ser superado por meio de adestramento! No seu caso procure um adestrador que tenha a disponibilidade de conhecer o dia a dia do seu pequeno, e que junto a você possa treiná-lo de modo consistente, deixando seu mascote muito mais seguro e confiante para agir na presença de outros animais, humanos e ambientes. Abraços!

Compartilhe essa resposta com seus amigos!

Deixe o seu comentário!




Avalie o post