Escolha a linguagem:

CUIDADOS COM O CACHORRO: HIGIENE ANIMAL

Cuidar de um cachorro é uma experiência deliciosa, não é? Ainda mais porque eles sabem retribuir cada gesto com muito amor e carinho. Uma missão que exige dedicação e também que você ofereça sempre o melhor para seu cãozinho se desenvolver de forma saudável e feliz! Afinal, seu companheiro, assim como nós, tem diversas necessidades especiais, entre elas, a higiene animal, que se destaca e tem influência direta na saúde do cachorro.

A higiene animal envolve uma série de cuidados com o cachorro que proporciona mais qualidade de vida a ele. Veja algumas dicas para cuidar da higiene canina:

DICAS DE HIGIENE ANIMAL

Limpar ouvido de cachorro: A limpeza dos ouvidos do cão deve ser feita periodicamente. No caso de animais de orelhas caídas, indica-se frequência semanal, já para cães com orelhas eretas, de 15 em 15 dias, sendo importante seguir as orientações do veterinário. Além disso, é importante verificar se não há nenhuma anormalidade, como excesso de cera, feridas ou sujeira, o que pode indicar uma infecção.

Escovar dente de cachorro: Para que os dentinhos do seu pet também fiquem saudáveis, é indicada uma escovação semanal. Um cuidado com a higiene animal que é necessário para evitar a proliferação de bactérias que causam o mau hálito em cães e podem levar ao desenvolvimento de doenças bucais caninas.

Pelagem de cachorro: A frequência da escovação depende do tipo de pelo do animal e deve ser feita com escovas adequadas para a remoção dos pelos mortos, retirada de nós e ajudar a dar mais brilho.

Cortar unha de cachorro: As unhas do seu cãozinho devem ser cortadas regularmente para evitar que ele se machuque. Nessa hora, é importante ter muito cuidado, pois a área da unha possui vasos sanguíneos e nervos que, se danificados, podem causar muita dor. Por isso, é importante que o procedimento seja orientado ou feito por um veterinário. Indica-se que haja o corte a cada uma ou duas semanas para manter o tamanho ideal.

Tosa higiênica para cães: A tosa higiênica é importante para que os cães não sofram com o acúmulo de sujeira na pelagem. Por isso, é interessante se atentar a esse cuidado com a higiene animal que torna-se ainda mais importante no caso de cães com pelo longo. A indicação de frequência depende do tipo de pelagem de cachorro.

Patas do cachorro: A checagem e limpeza da pata do cachorro podem evitar infecções causadas pelo acúmulo de sujeira, ou mesmo o incômodo causado por algum ferimento ou pedrinha que possa ter ficado presa durante um passeio. Por isso, não vá se esquecer das patinhas do seu pet, hein?!

BANHO DE CACHORRO

Quando falamos em higiene animal, é muito comum que o banho de cachorro seja um dos principais assuntos, afinal, assim como para nós, essa também é uma necessidade básica dos cãezinhos, além de ser um hábito importante para prevenir algumas doenças caninas.

Então, que tal saber um pouco mais sobre as características do banho canino?

O banho do seu pet amiguinho pode ser dado em um pet shop ou em casa, no caso da segunda opção, é importante ter cuidados com a escolha de produtos para cachorro que sejam adequados. As orientações de um veterinário quanto à higiene animal como limpeza do ouvido, corte das unhas e secagem correta do animal também são indispensáveis para evitar problemas. A indicação de frequência e cuidados especiais depende das particularidades de cada tipo de pelagem de cachorro.

Tem alguma dúvida sobre como dar banho de cachorro em casa? Veja o material que preparamos com dicas de ouro para cuidar da higiene animal:

BANHO SECO EM CACHORRO

Já ouviu falar em banho seco em cachorro? Este é um tipo de banho que pode ser uma ótima alternativa em alguns casos, como em épocas de temperaturas mais baixas. Uma higienização que dispensa o uso da água e é feita com produtos específicos, como lenços umedecidos e algodão.


Quer saber como dar banho seco em cachorro? Leia o artigo que preparamos para você!


COMO CUIDAR DO PELO DE CACHORRO

Tem como negar a beleza de um pelo de cachorro bem cuidado? O brilho e aparência saudáveis são características de cães que são escovados de maneira adequada, tomam banhos com a frequência certa e contam com uma alimentação canina de qualidade. Cada tipo de pelagem de cachorro tem uma indicação de cuidado diferente. Conheça o tipo de pelagem de algumas raças:

PELO CURTO E LISO

PELO LONGO E LISO

PELO LONGO E ONDULADO

A escovação é essencial para cuidar da pelagem de cachorro. Além de deixar o cão mais bonito, ela é importante para a saúde da pele do cão, pois ajuda na eliminação de pelos mortos, retirada de nós, sujeira e manutenção dos pelos limpos. Preparamos dicas especiais sobre higiene animal para você deixar a pelagem do seu cão linda e saudável sempre. Confira clicando abaixo:


DICAS DE LIMPEZA PARA UMA CASA COM CACHORRO

Quem tem cachorro sabe que limpar a casa é uma missão que pede cuidados especiais. A gente acaba aprendendo uma série de técnicas legais para deixar tudo limpinho apesar daquelas baguncinhas dos nossos companheiros.

Pensando em te ajudar nestas situações, preparamos algumas dicas super legais para lidar com uma das bagunças mais comuns entre cães, principalmente no caso de filhotes que não são adestrados: aprenda a tirar cheiro de xixi de cachorro do quintal, tapete e de onde mais eles deixarem sua ‘’marquinha registrada”!


Gostou das dicas? Assim, você e seu amiguinho vão construir uma relação muito mais intensa, saudável e feliz!