Alimentação colorida
4 ComentáriosUma das principais regras de uma alimentação saudável é: quanto mais colorido, melhor! Um prato colorido representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais.
As vitaminas, nutrientes, micronutrientes e fitoquÃmicos contidos nos alimentos estão diretamente relacionados com as cores dos alimentos. Ou seja, se temos uma alimentação monocromática, acabamos consumindo sempre os mesmos nutrientes. Assim, ao longo do tempo, ficamos com baixa de alguns nutrientes e nosso organismo sente os efeitos.
Além disso, um corpo com falta de certos nutrientes não funciona direito e afeta diversas atividades do organismo, podendo prejudicar até mesmo a performance nos esportes e o emagrecimento. Por outro lado, um corpo bem-nutrido funciona de forma otimizada, refletindo esses benefÃcios de dentro pra fora.
Veja os principais grupos de cores e seus nutrientes, e os benefÃcios para que você possa deixar seu prato sempre colorido e saudável!
- Alimentos alaranjados: cenoura, mamão, manga, abóbora... São fontes de carotenoides, importantes para a imunidade, saúde da pele e dos cabelos e saúde dos olhos.
- Alimentos roxos: uva roxa e suco de uva integral, beterraba, amora, mirtilo… Ricos em resveratrol e antocianinas, antioxidantes que combatem os radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
- Alimentos verde-escuros: agrião, rúcula, couve, brócolis, espinafre… Possuem antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e são ricos em ferro. Ajudam a manter o pH do sangue equilibrado e atuam na prevenção da anemia e doenças cardiovasculares.
Nutricionista: Dra. Mariana Omati Duarte
Formada em Nutrição pela PUC - Campinas, pós-graduada em Nutrição ClÃnica
Funcional, especialista em Personal Diet pela NTR Cursos e Membro do Slow
Food. Atua na área de nutrição clÃnica, com atendimento em consultório há 8 anos.
Participação em cursos e congressos, em temas como: nutrição e estética
(rugas, celulite, acnes, cabelos e unhas), sÃndrome metabólica (obesidade,
hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e triglicerÃdeos), nutrição
esportiva, alergias alimentares, gastronomia funcional e nutrição ayurveda.
E uma última dica: para ter ainda mais saúde e alegria no seu dia a dia, que tal fazer uma caminhada com seu cão ou até mesmo com seu gato? Assim vocês praticam exercÃcios juntos e estreitam ainda mais o laço de amor que construÃram.
4 Comentários - Alimentação colorida
Oi pessoal
Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho.
Amei as dicas, são dicas importantes que deixamos de seguir no dia a dia.
Angela, é essencial ficarmos de olho na alimentação dos nossos pets para mantê-los felizes e saudáveis, certo? <3