Alimentos que gatos não podem comer

A alimentação natural é muito importante para nossos pets viverem bem e mais! No entanto, alimentação natural não significa alimentação humana, e sim, alimentação livre de conservantes, corantes e com equilíbrio nutricional. Muitos alimentos são considerados “naturais” pelos humanos, mas na verdade não são adequados aos seus pets. Separamos uma lista de alimentos que gatos não devem comer, de forma a evitar problemas de saúde neles.

1.         Chocolate:

Muitos tutores já sabem que não se poder dar chocolate para os pets, porém isso pode ocorrer em acidentes, então é muito importante manter as embalagens bem longe dos gatos e guardadas em locais seguros. A depender da quantidade, o chocolate pode ser fatal para os felinos, portanto se ele consumir, leve-o a um veterinário.

2.         Cebola e alho:

Essa típica mistura brasileira que é o refogado da maioria dos nossos pratos, também é prejudicial para a saúde dos gatos, mesmo em pequenas quantidades. Portanto, não se pode fornecer esses alimentos para o felino nem in natura nem em preparos quentes, como no arroz, feijão ou carnes.

3.         Uva:

Essa fruta aparentemente inofensiva, é uma inimiga da saúde renal, e causam problemas aos gatos. O mesmo vale para uvas passas e sucos de uva.

4.         Leite e derivados:

Apesar de muitos acharem que gatos gostam e podem consumir leite, o leite de vaca não é bom para gatos. Após o desmame, os gatos param de produzir a enzima responsável por digerir o leite e derivados, e as bactérias de seu estômago então passam a fazê-la gerando gases, vômitos, diarreia e desconforto abdominal para o felino.

5.         Ovo cru:

O ovo diminui a capacidade dos felinos absorverem vitamina B e, portanto, devem evitar. Muitas vezes eles lambem as cascas no lixo, é importante manter as lixeiras fechadas e sem acesso para o felino, evitando esse e outros alimentos que os fazem mal.

6.         Peixes enlatados:

Esse é mais um alimento “aceito” no imaginário popular dos tutores, mas faz parte dos alimentos que os gatos não podem comer. Os peixes enlatados contem óleo, temperos, conservantes e muito sódio, sendo inadequado para o metabolismo dos felinos.

Prefira a ração Naturalis, com nutrientes exclusivos e saudáveis para o seu gatinho.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.