Aprenda como dar banho à seco em seu cão

Atualmente, a questão da economia e preservação da água está sendo muito falada no dia a dia. Isso porque, se não a usarmos de forma consciente, estaremos ajudando no fim dessa riqueza natural. Se cada um fizer sua parte economizando água, contribuiremos por um mundo melhor e cheio de vida! Então, vamos começar a economizar? Aprenda como dar banho à seco em seu cão.

Todo mundo sabe, que banhos são muito importantes para os cães, mas o que muita gente não sabe, é que esses banhos com água, podem ser dados com menos frequência, sem prejudicar a saúde deles.
Uma boa alternativa para manter seu cachorro limpinho, sem gastar água com banho toda semana, é dar o banho à seco. Esse banho, pode ser dado no intervalo de tempo, de um banho com água para outro, ou seja, numa semana você dá o banho com água e na outra o banho à seco, e assim por diante. É uma higienização muito adequada e eficaz.

Mas, como dar banho sem água no meu cachorro?

É simples! Você vai precisar de algumas coisas:

– Produto específico para limpeza de orelhas e um para focinho
– Algodão
– Lenços umedecidos para cães (Não usar os lenços para bebês, pois possuem um PH diferente)
– Spray para “Pele e Pelo” de cães
– 1 toalha seca

Passo a passo para dar banho à seco no seu cão

1º – Limpar orelhas e focinho

Pegar um pedaço de algodão e molhar com o produto específico para limpeza de orelhas, de sua escolha. Após isso, higienize bem os ouvidos de seu cão, mas não precisa limpar lá dentro, pois senão você tira a cera de proteção – limpe a área externa dos ouvidos, mais perto da ponta das orelhas.

Depois, com o algodão umedecido no produto de limpeza de focinho, limpe a região entre os olhos e focinho do cão, mas sempre tomando cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos.
Alguns produtos disponíveis no mercado, possuem neutralizador de odores, o que ajuda bastante a tirar aquele cheirinho que fica nessa região, devido à remela dos olhos.

2º passo – Limpar barriga, genitália e patas.

Com os lencinhos umedecidos para cães, comece limpando a barriga, depois o bumbum e as genitais do cachorro e por fim, as patinhas. Na hora de limpá-las, limpe bem as almofadinhas das patas de seu cão, e cada dobrinha que tiver.

3º passo – Limpeza do pelo

Com o Spray específico para Pele e Pelos, vá borrifando em todo corpo de seu cachorro e passando uma toalha seca por cima, no sentido do pelo.
Se seu cão tiver uma pelagem comprida, passe o Spray e com uma escova para cães, escove os pelos no sentido contrário e depois, com um secador, de longe vá secando e escovando no sentido do pelo.
Esse Spray servirá para desembaraçar e deixar os pelos mais sedosos, além de deixar o cãozinho bem cheiroso.

Uma dica bem legal também, para manter seu cão limpinho após passeios, é sempre higienizar as patinhas e focinho dele, com o lencinho umedecido e produto específico. Além disso, não esqueça dos cuidados orais do seu pet.

Viu só que fácil? Assim, você economiza água quinzenalmente, de uma forma super bacana e fácil, ajudando a preservar o Meio Ambiente!

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.