Balanopostite em pênis de cachorro

Você já ouviu falar em balanopostite em pênis de cachorro? O nome pode até ser estranho, mas a doença exige alguns cuidados especiais.

balanopostite em cães é uma inflamação no prepúcio, que é a pele que cobre o pênis. Então essa doença causa muito desconforto para o animal.

Como identificar a balanopostite?

O principal sintoma da balanopostite é uma secreção de cor amarelo-esverdeado que contém bactérias. Mas outros sintomas são sangramento, dor, lesões e, em casos mais graves, até necroses.

Observe o comportamento do seu cão, pois eles costumam lamber o órgão inflamado com frequência.

Se o seu cachorro tiver esses sintomas, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Assim ele faz o diagnóstico correto para dar início ao tratamento.

Tratamento para balanopostite em pênis de cachorro

O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença. Por isso leve seu cão a um veterinário de confiança. Somente os exames podem indicar a causa da inflamação.

Quando há inflamação, geralmente indica-se o uso de antibióticos. Os profissionais também prescrevem pomadas e higienização com antissépticos.

Como evitar a balanopostite em cachorro?

É essencial identificar e tratar a balanopostite em cães. Mas isso não garante que o seu cão fique livre dela para sempre. Algumas inflamações são recorrentes, portanto é melhor encontrar formas de evitar as doenças.

Os veterinários recomendam a castração do cachorro. A castração oferece diversos benefícios aos cães, por exemplo:

  • Redução de fugas, atropelamentos e brigas com outros cachorros.
  • Evita o câncer de testículo e problemas de próstata.
  • Diminui a necessidade do seu cão marcar território com a urina.
  • O animal costuma ficar mais dócil e tranquilo.

Além disso, a castração reduz as chances de recorrência da doença. É um ato de amor e cuidado com o seu pet.

Principais doenças em pênis de cachorro

Existem outras doenças em pênis de cachorro. Por isso, falaremos sobre elas aqui.

Parafimose em cães

O pênis do cão fica exposto após uma ereção, mas também por algum trauma. O pênis não volta para a cavidade prepucial, pois formam-se dobras na pele.

O sintoma principal é o inchaço, pois a circulação da região fica comprometida. Em casos mais graves, há a presença de gangrenas e até necroses. Portanto, leve seu cão ao veterinário aos primeiros sintomas.

O tratamento dessa doença é feito com manobras para fazer o pênis retornar à cavidade. Mas também utilizam-se lubrificantes, compressas frias e tranquilizantes. Em alguns casos, uma cirurgia alarga a cavidade para receber o pênis.

Se nenhuma dessas tentativas resolver a situação, o órgão deve ser amputado. Lembre-se que somente um veterinário pode realizar o tratamento da doença.

TVT – Tumor Venéreo Transmissível

Os cães também sofrem com doenças sexualmente transmissíveis como o TVT.

O TVT também é conhecido como Sarcoma Infeccioso ou Tumor de Sticker. Mas alguns cuidados básicos podem evitá-las. Esta doença é transmitida ou durante a relação sexual ou quando o animal cheira ou lambe as genitais do cão infectado.

Um dos principais sintomas é o aparecimento de tumores pelo corpo. O tratamento é feito por meio de cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Priapismo em cães

O priapismo em cães é uma ereção persistente e involuntária sem estímulo sexual. O priapismo pode ocorrer por diversos motivos, como:

  • tromboembolismo,
  • trauma durante o coito,
  • lesão na medula espinhal,
  • obstrução do fluxo venoso na região peniana
  • ou pode se tratar de uma doença de causa desconhecida.

A ereção pode durar mais de 4 horas e causar inchaço. Esse sintoma aparece em diversas doenças, portanto somente um veterinário poderá dar o diagnóstico correto.

castração do cachorro costuma resolver esses problemas, além de evitar outras doenças. O veterinário também poderá indicar um tratamento com progestágenos, que são hormônios esteróides.

É fundamental cuidar da saúde canina. Sempre que possível, faça uma visita ao veterinário para verificar se está tudo bem.

Para saber mais sobre saúde do seu cão, consulte outros artigos do nosso blog.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.