Cachorro com falta de ar: o que pode ser?

Durante o inverno é comum que as doenças respiratórias apareçam com mais frequência, já que o clima frio e o ar seco contribuem para o surgimento de alergias e infecções. Por isso, se notar o cachorro com falta de ar é importante que se atente aos demais sintomas — caso existam — e procure a orientação de um veterinário.

Falta de ar em cachorro e seus sintomas

dificuldade para respirar pode ser um sintoma de alguma doença ou de hábito inadequado. Complicações no pulmão são apenas uma das possibilidades, uma vez que as contusões no tórax, as doenças cardíacas e até mesmo os tumores também são possíveis. Veja alguns dos possíveis causadores da falta de ar em cachorro:

Falta de atividade física

A falta de atividade física é prejudicial para a respiração do seu companheiro, visto que ele tende a acumular peso e, dependendo da condição, pode ter dificuldade para respirar. Além disso, os exercícios físicos de muita intensidade também não são favoráveis. Por isso toda atividade física deve ser moderada para entregar os benefícios certos ao seu amigo.

Predisposição genética

Problemas respiratórios mais sérios costumam apresentar sinais, como os espirros e os chiados no peito. Algumas raças de cachorro como o Shih Tzu e o Pug possuem maior predisposição genética de ter problemas relacionados à falta de ar. Pois graças ao formato achatado do focinho, eles precisam de atenção para evitar complicações.

Doenças causadas por vírus

Os problemas no pulmão geralmente são causados por algum tipo vírus instalado no corpo do cachorro. Dentre os sintomas, estão: cachorro ofegante, o aparecimento de corrimentos nasais, a perda de apetite, a tosse seca e a falta de ar.

Alguns cães costumam se engasgar quando puxam o ar do pulmão; caso eles forcem demais esse movimento, existe a chance de vômito. Além desses sinais, a desidratação e a febre também são bastante preocupantes.

Sempre que identificar algum sintoma que altere o comportamento do cachorro, busque a orientação de um veterinário.

Evite oferecer remédios por conta própria, já que o uso de medicações erradas podem agravar o quadro do seu pet, deixando o cachorro com falta de ar.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.