Cachorro latindo muito: entenda a mudança de comportamento

Apesar de não falarem nossa língua, cães adoram se comunicar conosco, principalmente através de seu latido. Não importa a razão, é normal encontrar esses pequenos companheiros latindo para demonstrar suas emoções. Mas o que fazer quando nos deparamos com cachorro latindo muito alto?

O primeiro passo para controlar essa situação é entender a razão escondida por trás dessa específica característica dos cães, por isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a entender e a conter o latido em excesso.

Por que o cão late?

O latido é a principal ferramenta para o cão se comunicar. É através dele que nossos companheiros de quatro patas poderão expressar suas emoções, sejam elas de alegria, tristeza ou até mesmo raiva. 

Pode parecer óbvio, mas cães sempre irão latir, portanto, não podemos nos irritar por isso. Cabe aos tutores aprenderem e compreender o que o cachorro pretende informar através dos tipos de latido

Tipos de latidos

É importante ficar atento ao contexto em que o pequeno se encontra, já que ele pode interferir diretamente no estado emocional do cão e, consequentemente, em seu latido. Listamos aqui os mais frequentes tipos de latidos e suas razões. 

  • Felicidade – esse é o mais prazeroso entre todos. Geralmente, o cachorro costuma expressá-lo quando está na presença de pessoas que se sente à vontade ou quando está se divertindo. É comum vê-los latindo também quando a brincadeira acaba, pedindo por mais.
  • Proteção – você também pode esbarrar com o seu pequeno latindo para proteger seu território sempre que algum desconhecido invade o seu domínio. Além disso, esses incríveis companheiros são grandes protetores de seus tutores, podendo latir sempre que encontrarem uma situação onde possa apresentar riscos.  
  • Medo – assim como nós, os cães também sentem medo. Sempre que se sentirem ameaçados, os cachorros podem começar a latir com o intuito de chamar a atenção e conseguir ajuda. 
  • Solidão – se existem animais que adoram uma boa companhia, esses animais são os cachorros! Cães podem latir para buscar companhia sempre que estiverem solitários. Esse é um problema que aparece muito quando ainda são pequenos, resultando no latido de filhote, porém não é uma exclusividade dessa etapa. 
  • Tédio – cães precisam gastar suas energias, portanto, sempre estarão buscando formas de se distrair. Caso não consigam gastá-las, podem soltar a voz e latir bastante para matar o tédio. 
  • Necessidades – barriga vazia é sinônimo de latido de cachorro. É comum que o cão comece a latir caso esteja com fome ou sede.

É possível conter o latido e tudo fica mais fácil depois de compreender a razão do cachorro latindo muito. Separamos três dicas para ajudar a fazer o cachorro parar de latir

·       Identifique e ajude

Como dito, identificar qual é o motivo do cachorro latindo muito é fundamental para contê-lo, por isso, após compreender a razão do latido do seu cão, tente ajudá-lo da melhor forma possível. 

·       Selecione um ambiente adequado

O espaço onde o cachorro vive também pode suprir as necessidades que provocam o latido. Ambientes tranquilos são de grande apoio, tranquilizando o cão e evitando complicações.

Uma eficaz ajuda é separar um espaço de sua casa destinado para o peludo, contendo objetos que são de agrado para ele, como o brinquedo favorito, por exemplo. Não se esqueça da água e da ração.

·       Utilize de recursos positivos

Essa pode ser a dica mais divertida, tanto para o tutor, quanto para o cão. Pois petiscos são ótimos para adestrar cachorros e estão liberados para essa missão. Sempre que o seu companheiro parar de latir, dê um petisco como recompensa. Se realizado com prática e constantemente, o cachorro irá associar o gosto tentador do petisco ao silêncio. 

É importante ressaltar que o petisco não substitui a ração. Além disso, se você busca por uma boa alimentação, recomendamos Naturalis.

A melhor ração para cães saudáveis

Dos que latem muito até os que são mais quietos, Naturalis Adulto – Frango & Peru é uma ração com formulação 100% natural e rica em nutrientes que ajudam na vitalidade dos cães. Afinal, se você pretende acabar com aquele latido de fome e ainda manter a saúde de seu cão em dia, essa é a ração certa.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.