Cães terapeutas: quer saber mais?

Deixe um comentário

Os cães possuem uma enorme capacidade de conexão com as nossas emoções, e acabam proporcionando o que precisamos para cada momento. Essa característica foi estudada e comprovada cientificamente, e pode de fato trazer benefícios à nossa saúde. Diante disso, a zooterapia tem ganhado força na medicina e gerado uma nova classe de trabalhadores: os cães terapeutas.

 

O que são os cães terapeutas?

Os cães terapeutas fazem parte de uma equipe terapêutica, e são treinados de forma específica para fazer parte dela. Já está comprovado que eles contribuem para os bons resultados trazendo benefícios físicos, emocionais, preventivos e educativos aos humanos. Sua presença, em exercícios terapêuticos, motiva as pessoas a realizarem certas atividades que provavelmente não fariam se estivessem sozinhas, e isso é muito positivo!

 

Como é feito o adestramento destes cães?

O treinamento dura de 4 a 8 meses, e a técnica utilizada é a do reforço positivo. Ou seja: o adestramento é feito com muito trabalho e esforço diário. Inclusive, para poder iniciar esse tipo de atividade, os cães precisam ter entre um ano e um ano e meio de vida.

Um dos ensinamentos é o de não se alterarem em frente a ruídos intensos, lugares não agradáveis e cheiros fortes, como os de asilos ou hospitais. Esses pets são colocados à prova em situações simuladas para comprovar suas reações e avaliar em que tipo de patologia se encaixam melhor.

Seja qual for o trabalho que os cães terapeutas realizem, seu objetivo é um só: compartilhar amor, atenção, e ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.

Conheça nossos produtos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*