Como cuidar de um gato idoso?

Deixe um comentário

Como cuidar de um gato idoso?

Ao longo da vida de um gato ele precisa de vários cuidados assegurando sua saúde e bem-estar. A partir dos 7 anos, do ponto de vista biológico, o animal começa a idade madura, o que pode não ser perceptível externamente. Porém, a partir dessa idade é preciso dar uma atenção diferente para os bichanos. Nessa leitura rápida, vamos passar pelos principais pontos que englobam a tutoria de um gatinho idoso.

Quando um gato começa a envelhecer, é sinal que suas células também estão envelhecendo, diminuindo suas funções corporais, é o caso do coração e sistema imunológico. De 7 a 10 anos o animal é considerado maduro, a partir dos 10, idoso e acima de 15 anos geriátrico. Existem gatos que vivem até os 20 anos.

Nessas fases mais desenvolvidas, é importante que o tutor acompanhe o desenvolvimento do animal com a ajuda de um veterinário que faça exames de rotina acompanhando principalmente os órgãos mais afetados pela idade, como os rins. É importante que o tutor repare mais no seu gato nessas idades, para verificar se há alguma mudança de hábito alimentar ou rotina, por exemplo.

Algumas mudanças normais na idade avançada são: mudança de coloração dos pelos, mais sono, menos atividade física. No entanto, nem tudo pode ser enxergado como “velhice”, cada sintoma deve ser observado e analisado, porque podem significar doenças ou complicações.

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*