Como fazer gato filhote parar de miar

Deixe um comentário

Sempre que um gato filhote entra em nossa vida, tudo começa a se transformar. Mudamos nossa rotina, nossos horários e passamos a ficar mais sensíveis com tanto amor andando pela casa. 

Entre brincadeiras e sonecas, o gato filhote miando pode gerar um certo incômodo, principalmente diante da dificuldade de entender e solucionar a causa de tanto miado. Por isso mesmo decidimos falar sobre as causas e soluções desse pequeno obstáculo para você e seu pequeno felino. 

Então vamos lá!

Gato filhote miando muito: o que pode ser?

Sabemos que o miado é uma forma de comunicação no mundo dos gatos e que dessa forma eles conversam entre si e também com a gente. Gatos miam para alertar algo, para reclamar e agradecer, e isso não muda quando falamos de filhotes. 

O filhote de gato também pode miar se não tiver sua mãe por perto, já que a relação afetiva entre os gatos é tão intensa quanto a nossa, então podemos imaginar que a falta de uma mãe vai deixar o filhote um pouco perdido. 

A ausência da proteção maternal traz insegurança e a falta de um contato carinhoso, por isso se enquadra em um dos motivos mais recorrentes de tantos miados. Porém, conhecendo melhor o mundo dos gatos, descobrimos outras causas para gato filhote miando muito. 

  • Dor;
  • Irritação;
  • Pedido de atenção.

Agora, precisamos saber o que o gato quer dizer com tanto miado, vamos descobrir?

O que quer dizer quando o gato mia?

Existem pequenos detalhes que fazem total diferença na hora de saber a real motivação de tanto barulho. A interpretação do som do gato filhote miando deve ser baseada no seguinte:

  • Gato ronronando - significa felicidade e satisfação;
  • Miado bem calmo - o gato está pedindo a sua atenção;
  • Rosnado - é melhor se afastar, ele está muito bravo;
  • Uivo - melhor também se afastar, ele está avisando que pode atacar;
  • Murmúrio - seu gato está agradecendo por algo.

O que acha de irmos além? Sim, vamos falar um pouco mais sobre os miados mais comuns, e, acredite, isso vai te ajudar muito!

  • Miado de fome é, com certeza, o mais conhecido pelos tutores. Esse miado quase sempre vem acompanhado de uma corrida até o pote de ração. Alguns felinos adoram ficar se enrolando nas nossas pernas e fazendo uma carinha de pidão. Eles querem a nossa atenção e muita ração!
  • O miado de atenção geralmente é motivado pela vontade do felino de ganhar um carinho ou participar de uma brincadeira. Mas isso não é uma regra, vale lembrar que muitos gatinhos são mais reservados e preferem ficar no canto deles. 
  • E quando o gato quer entrar em algum lugar, ele mia? Sim, esse comportamento é caracterizado por arranhões na porta do lugar onde querem entrar. Fique sempre atento ao local em que o gato quer entrar, se for proibido, vai precisar distraí-lo com petiscos e brincadeiras. 
  • O miado de dor é um sinal de alerta em relação à saúde do gato, visto que o animal é muito discreto e sabe disfarçar bem quando há algo de errado, ou seja, se ele mia de dor, é evidente que não está suportando o problema. Geralmente, esse miado é excessivo e acompanhado de algumas mudanças corporais, como: corpo arqueado, pressionar a cabeça contra algo, entre outros. 
  • Sabe quando você chega em casa depois de um dia inteiro trabalhando e seu gatinho mia e se esfrega em suas pernas? Esse som é conhecido como o miado da saudade, já que seu gato também sente muito a sua falta. Faça muito carinho nele, viu? Seu gato merece o mundo! 
  • Gatos com medo ou muito estresse miam acima do comum. Como fazer um gato filhote parar de miar é mais simples do que se imagina. Conforte seu felino, dê carinho, abraços e fique sempre ao seu lado. Se o estresse for por conta da visita ao veterinário, vale a pena colocar uma toalha dentro da caixa de transporte para aumentar o conforto. 
  • O miado de alerta mais parece um grito, ele indica que o gato está muito bravo com algo. É comum em disputas por território ou por uma fêmea. Esse som não é habitual enquanto o gato ainda é filhote. 

A título de curiosidade, a fêmea no cio emite um som alto e constante para chamar atenção do macho. O ato de castrá-la já vai acabar com esse comportamento. 

Conseguir entender o miado do gato filhote ou adulto é o primeiro passo para saber se é algo preocupante ou não. Somente depois vai conseguir saber qual a melhor forma de fazer o gato parar de miar. 

O que fazer para gato filhote parar de miar?

Basicamente, os gatos filhotes precisam de carinho, aconchego e alimentação. Procure proporcionar muito conforto e possibilitar que o pequeno felino possa viver em um lugar seguro e cheio de descobertas. 

Na grande maioria das vezes, o filhote mia por questões relacionadas à saudade e insegurança, por isso é tão importante ter esse cuidado com o bem-estar do pequeno, principalmente durante a noite.

Como fazer o gato parar de miar à noite?

Podemos ter o máximo de cuidado possível e, ainda assim, o filhote de gato poderá miar muito à noite. É necessário ter atenção com a alimentação e com a segurança do felino, fazendo isso automaticamente vai minimizar o problema com o barulho que ele faz durante a noite. 

Deixe a cama do filhote no mesmo quarto que o seu, se preferir pode colocar a cama dele junto à sua. Mantenha comida à disposição dele, filhotes sentem mais fome que gatos mais velhos. 

Um toque de cuidado e muito, muito carinho com certeza vão ajudar esse filhote de gato que está miando durante a noite. 

Ração para gato filhote

Vimos que gato filhote miando é causado por uma necessidade do animal de receber mais carinho e também uma ótima alimentação. Nutrição e cuidado especial com seu filhote têm a cara de Naturalis. 

Livre de corantes e conservantes artificiais, Naturalis Gatos Filhotes - Frango & Peixe auxilia no crescimento do filhote de uma forma mais saudável, reforçando a melhor formação dos ossos e dentes por meio do enriquecimento com vitaminas e cálcio. 

Naturalis é um alimento com formulação 100% natural que possui composição energética indicada para filhotes, proporcionando, assim, mais vitalidade.

Cuide, ame e leve a vida com mais Naturalis!

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*