Como fazer o gato parar de miar?

Deixe um comentário

Naturalis Total Alimentos | Blog

Como fazer o gato parar de miar sem saber o motivo? A pergunta é muito boa e a resposta pode ser mais surpreendente do que você imagina! 

Muitas vezes o tutor percebe o gato miando muito e não se atenta às possíveis causas.

Você já procurou saber o que ele quer dizer com tantos miados? Se já se perguntou, mas nunca encontrou a resposta, talvez este artigo seja mais importante do que você pensa. 

Venha conosco desvendar o curioso e incrível mundo dos gatos. 

Por que os gatos miam?

De alguma forma, todos os seres vivos precisam se comunicar entre si ou até mesmo passar uma mensagem a outra espécie. Todo tutor fala com seu gato, seja para elogiar ou dar uma bronca, não é? Os gatos fazem o mesmo, eles se comunicam entre si ou comunicam algo a você, mas do jeitinho deles. 

A comunicação de um felino começa bem cedo, podendo até ser horas depois de seu nascimento. E olha que curioso: os gatos já nascem sabendo se comunicar, e com isso podemos dizer que, além de lindos e fofos, esses animais são muito mais inteligentes do que podemos imaginar. 

Até aqui, você já sabe que gato miando é sinal de que algo está acontecendo, restando apenas a nós sabermos interpretar essa linguagem. E é isso que vamos fazer agora!

Gato miando muito: o que pode ser?

Antes de achar qualquer coisa, tente entender o que está acontecendo. Gato miando muito não é sinal de chatice, é comunicação! Muitos tutores acham engraçado ver seu animal miando com uma entonação diferente, outros ficam extremamente irritados, principalmente quando o gato mia muito durante a noite. 

Basicamente, os gatos miam sem parar pelos motivos abaixo: 

  • Medo;
  • Dor;
  • Cio;
  • Irritação;
  • Carência.

Porém saber por que o gato mia tanto vai além disso, é necessário saber interpretar o som do miado: 

  • Miado calmo - “quero a sua atenção”;
  • Gato ronronando - “estou feliz” ou “me faz um carinho”;
  • Rosnado do gato - “eu tô muito bravo”;
  • Uivo - “não chega perto de mim, posso atacar”;
  • Murmúrio - ”muito obrigado por tudo”.

Agora que já pode interpretar o miado do seu gato, saiba como ajudá-lo. 

Mas como fazer o gato parar de miar?

Ignorar o miado de gato pode funcionar por um tempo, mas, depois disso, ele voltará a se manifestar e a dor de cabeça também volta. 

Os gatos observam muito bem o comportamento de seu tutor, sabendo qual a melhor forma de chamar a atenção e conseguir o que querem, e o miado é uma de suas maiores estratégias. Mas existem formas comprovadas de como fazer o gato parar de miar, e você pode conferir logo abaixo: 

1° - Deixe comida e água à disposição do seu companheiro, a fome estressa o animal e muda seu comportamento. Aí já viu, o gato vai miar muito!

2° - Brinque muito com ele. Gatos são independentes, mas querem ter você por perto. Crie um ambiente interativo, com brinquedos e distrações. O tédio é uma das maiores causas do miado em excesso. 

3° - Prepare um cantinho bem gostoso e quentinho para que o gato possa dormir e relaxar com muito conforto.

4° - Dê amor, muito amor! Mostre a ele o quanto é especial dentro de casa e do seu coração. 

Procure fazer todo o possível para criar um ambiente saudável para o gato. Felinos são fofos, mas também muito temperamentais. Qualquer alteração comportamental que dure um longo prazo deve ser consultada com um veterinário ou um adestrador. 

Dicas de como educar um gato

Não é comum ouvir falar em formas de como educar um gato. Claro que não é tão simples quanto um cão, mas é possível promover algumas mudanças aí mesmo, em sua casa. 

1° - Tente comandos simples, como: “vem” e “fica”. Sempre que ele acertar, dê uma recompensa e faça carinho. 

2° - Não exija muito do seu gato e tenha muita calma. O temperamento felino é selvagem, então não vai ser fácil convencê-lo de nada.

3° - Treine ele em um espaço controlado, sem nada que possa distraí-lo. Ele precisa manter a atenção em você. 

Caso tenha em casa um filhote de gato miando muito, saiba que temos um artigo sobre o miado do gato filhote, no qual falamos sobre a causa, significado e como fazer ele parar de miar.

Vale a pena dar uma lida, dessa forma vai ter as ferramentas necessárias para acompanhar a comunicação do seu companheiro durante toda a vida. 

Lembre-se de sempre tratar qualquer animal com amor e paciência, visitar o veterinário periodicamente e caso precise educar o pet, peça ajuda a um adestrador profissional. 

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*