Como fazer os cuidados orais do meu pet?

A saúde de seu pet começa pela boca, os cuidados bucais são simples e o tutor deve fazer regularmente. Além disso, quando necessário, é recomendado levá-lo a um dentista veterinário. Então veja aqui como fazer os cuidados orais do seu pet.

Você pode fazer os cuidados de forma fácil aí na sua casa. Desde cedo tenha o hábito de escovar os dentes do seu pet, para que ele se acostume com essa prática desde filhote. Portanto, tenha disponível os produtos de higiene oral próprios para pets, que são basicamente escova e pasta especializada.

Como fazer a limpeza e cuidados orais?

O simples é o mais importante: escove diariamente os dentes de seu pet com uma escova de cerdas macias e pasta de dente canina. Faça movimentos circulares e escove também a gengiva. A hidratação também é muito importante para a limpeza da boca e pode ser feita com a escovação.

Em caso de placa bacteriana e mau-hálito excessivo, vá até um profissional para realizar a limpeza. Pois além do tártaro, a falta de higiene bucal também pode afetar as estruturas de sustentação dos dentes, o que inclui a gengiva, ossos e raiz dos dentes.

Além da escovação, existem petiscos que ajudam a limpar os dentes do cão e também rações recomendadas para a saúde oral, as quais também podem contribuir para a limpeza dos dentes e prevenir o acúmulo excessivo de placa bacteriana. Assim, a alimentação adequada para seu cão também ajuda a cuidar do seu organismo como um todo inclusive da boca, balanceando sua microbiota, regulando suas enzimas e funcionamento global dos órgãos do sistema digestivo.

Comente aqui se você já realiza esses cuidados orais com seu pet e como é essa rotina! Leia aqui sobre outras partes sensíveis do seu pet.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.