Como saber se meu gato está urinando sangue?

Deixe um comentário

Como saber se meu gato está urinando sangue?

 

Muitas vezes não conseguimos observar o xixi dos gatinhos. Isso porque eles têm o hábito de fazer as necessidades na caixinha de areia. Porém, é importante saber quando sua urina apresenta sangue e levá-los a um médico veterinário.

O primeiro passo é perceber essa alteração na urina do seu gatinho, o que fica mais fácil se você tiver areia de sílica ou um tapetinho higiênico. Você pode optar por usar essas opções se perceber que seu gato ou gata está miando muito ou com algum comportamento alterado.

O xixi com sangue não é normal e pode ser sintoma de alguma doença, geralmente atrelada ao sistema renal, que vai desde os rins até a uretra (canal por onde a urina sai). Os rins são responsáveis por filtrar o sangue, gerando um fluido de excretas (toxinas a serem eliminadas), que é a urina. Se a filtração estiver com algum problema ou houver algum cálculo renal, as células do sangue podem passar para o líquido filtrado, saindo no xixi. Além disso, existem outras doenças que podem ter como sintoma a urina com sangue, como a cistite hepática, que se trata de uma inflamação na bexiga; a vaginite ou prostatite, que é inflamação ou infecção da vagina ou da próstata; e até mesmo  algum tumor ou lesão nos rins.

Uma forma de prevenir os problemas urinários nos gatos é se certificar do consumo ideal de água, lembrando que eles gostam de tomar água limpa e fresca.

Lembre-se: para garantir o bem-estar e evitar possíveis doenças, é muito importante acompanharmos os hábitos dos nossos felinos e levá-los ao veterinário periodicamente. Isso faz toda a diferença na qualidade de vida deles!

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*