Dermatite canina, conheça os tipos

Conheça os tipos de dermatite canina, que é qualquer inflamação que acometa a pele dos cães. Ela então se caracteriza por vermelhidão, descamação ou feridas. Essa condição é muito comum nos pets.

Nesse texto falamos quais são os tipos de dermatite e como observar os sintomas no seu cachorro. Mas em caso de suspeita de dermatite, leve-o veterinário.

1. Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP): 

É uma das doenças cutâneas que mais acomete os pets. É a alergia à saliva da pulga (Ctenocephalides canis), então fique atento para a presença do parasita. O pet apresenta prurido (coceira) intenso, dessa forma o morde o local ou arranha com as unhas ou em objetos, causando feridas, crostas e perda de pelo. Pode ser acompanhada de otite, infecções bacterianas e fúngicas.

2. Dermatite Atópica Canina:

Pode ser causada por pólens, ácaros e fungos e acomete principalmente os cães mais jovens (1- 3 anos) de forma sazonal, com predomínio na primavera/verão. Os sintomas são pelo sem brilho e escasso, vermelhidão do abdômen, axilas, face e orelhas e assim, como na DAPP os cães apresentam prurido excessivo.

3. Dermatite por Infecção Bacteriana (Piodermite):

Geralmente causada por um desequilíbrio na saúde do pet que promove a infecção bacteriana na pele. Além disso, apresenta pústulas (elevações da derme com pus), coceira leve a moderada, perda de pelo e lesões de pele.

4. Dermatite Psicogênica:

Essa doença tem origem psicológica, causada pelo stress do animal. É mais comum em raças de grande porte, mas pode se manifestar em todos os cães, pelo excesso de lambedura. O ato de lamber é prazeroso ao animal que na hora não sente dor e pode ocasionar feridas e infecções.

Gostou deste texto? Compartilhe nossa página com outro tutor para que conheça os tipos de dermatite canina, levando informação de qualidade a ele.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.