Dermatite canina, conheça os tipos

Deixe um comentário

Dermatite canina

A dermatite canina é qualquer inflamação que acomete a pele dos cães, pode ser caracterizada por vermelhidão, descamação ou feridas. Essa condição é muito comum nos pets. Nesse texto falamos quais são os tipos de dermatite e como observar os sintomas no seu cachorro. Em caso de suspeita de dermatite, leve-o veterinário.

1. Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP):  É uma das doenças cutâneas que mais acomete os pets. Ela é causada pela alergia à saliva da pulga (Ctenocephalides canis), então fique atento para a presença do parasita. As reações do animal à essa doença são de prurido (coceira) intenso, o que o leva a morder o local ou arranhar com as unhas ou paredes, levando a feridas, crostas e perda de pelo. Pode ser acompanhada de otite, infecções bacterianas e fúngicas.

2. Dermatite Atópica Canina: Pode ser causada por pólens, ácaros e fungos e acomete principalmente os cães mais jovens (1- 3 anos) de forma sazonal, com predomínio na primavera/verão. Os sintomas são pelo sem brilho e escasso, vermelhidão do abdômen, axilas, face e orelhas e assim, como na DAPP os cães apresentam prurido excessivo.

3. Dermatite por Infecção Bacteriana (Piodermite): Geralmente causada por um desequilíbrio na saúde do pet que promove a infecção bacteriana na pele. Pode ser observado pela presença de pústulas (elevações da derme com pus), coceira leve a moderada, perda de pelo e lesões de pele.

4. Dermatite Psicogênica: Essa doença tem origem psicológica, causada pelo stress do animal. É mais comum em raças de grande porte, mas pode se manifestar em todos os cães, pelo excesso de lambedura. O ato de lamber é prazeroso ao animal que na hora não sente dor e pode ocasionar feridas e infecções.

Gostou deste texto? Compartilhe nossa página com outros tutores, levando informação de qualidade a eles.

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*