A importância do diagnóstico precoce

Deixe um comentário

A importância do diagnóstico precoce

Os check ups e consultas de rotina são importantes para humanos e para os animais não é diferente. O diagnóstico precoce pode salvar vidas, ainda que se tratando de câncer. Vamos explicar melhor sobre isso nessa leitura rápida.

O diagnóstico precoce, é uma das formas de detecção da doença, antes que ela esteja em estágios avançados, com ele localizado no órgão de origem, sem invasão de tecidos vizinhos ou outras estruturas.

Existem duas estratégias para realizar essa detecção, sendo a outra o rastreamento. O rastreamento consiste no teste, exame ou acompanhamento clínico do animal assintomático e aparentemente saudável. Assim identificam-se lesões pré-cancerígenas ou tumores e realiza-se a investigação e o tratamento se necessário.

Estar sempre em dia com os exames veterinários é muito importante para acompanhar a saúde geral do seu amigo e fazer o rastreamento com exames para detecção de câncer de acordo com a raça, idade e sexo. Esses parâmetros podem direcionar os exames e testes para doenças que o pet tenha mais tendência.

Os exames de rastreamento são geralmente simples, seguros e são a melhor forma de prevenção do Câncer atualmente.

Algumas dicas para prevenção de tumores e câncer são*:

-           Levar ao veterinário regularmente;

-           Realizar castração;

-           Palpar e acariciar o pet frequentemente para identificar nódulos;

-           Ficar atento a: emagrecimento acentuado; sangramentos; dificuldade de mastigar e deglutir; falta de apetite; odores incomuns; feridas que não cicatriza; dificuldades para respirar, evacuar e urinar; nódulos.

*Fonte: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo

Conheça nossos produtos

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*