Filhote com diarreia: o que fazer?

Deixe um comentário

Naturalis Total Alimentos | Blog

Filhote com diarreia não é nada raro, mas pode gerar muitas dúvidas, principalmente se você é um tutor de primeira viagem. 

Quem já teve a experiência de cuidar de um cachorro filhote sabe bem como são os primeiros dias do cão em casa e o quanto esses animais precisam de atenção e cuidado redobrado. Então fique sempre alerta e garanta que o pequeno passe por essa fase com muita tranquilidade. 

Abaixo, colocamos orientações e informações que com certeza vão servir como uma luva para você!

Sintomas da diarreia em filhotes

Você, com certeza, está se perguntando: “meu cachorro está com diarreia?”. Para ter a resposta, será preciso ter muita atenção com alguns detalhes.

Observe se há alteração na consistência e também no volume de fezes do cachorro. Geralmente, filhotes com diarreia apresentam fezes mais pastosas que o normal, líquidas ou com presença de sangue. 

A diarreia em cachorro costuma apresentar perda de apetite, apatia e febre como alguns dos sinais mais comuns do problema. Porém como esses sintomas são característicos de diversas outras disfunções, é necessário encaminhar o animal até um veterinário para uma avaliação completa. 

O que causa a diarreia em filhotes?

A diarreia em filhotes pode ser causada por diversos motivos. Confira algumas das possíveis causas da diarreia canina

  • Alimentação - evite qualquer alimento que não seja direcionado aos cães. 
  • Doenças - a diarreia pode ser causada por infecções, tumores e viroses. Em alguns casos, a reação a um determinado remédio também pode provocar o problema. 
  • Ansiedade - alterações como a ansiedade e o nervosismo podem promover desequilíbrio das funções orgânicas do animal. 
  • Intoxicação - ocorre na maioria dos casos quando o cachorro ingere comida estragada ou produtos químicos. Cuidado também com as plantas do jardim, algumas são tóxicas e podem provocar a diarreia!
  • Parasitas - a manifestação de vermes intestinais desequilibra o funcionamento do organismo, causando reações em forma de resposta para tentar eliminar os parasitas. 

Como tratar um filhote com diarreia?

Muitas vezes, a diarreia não é o problema, mas sim o sintoma de um outro problema, e por esse motivo o tratamento deve ser realizado em uma clínica veterinária ou feito casa, desde que seja acompanhando por um profissional médico.

O que realmente você pode fazer em casa é manter o filhote hidratado com água fresca, de preferência mineral. Dose em pequenas quantidades a água que ele vai beber e fique de olho para o caso de haver alguma reação. 

Mesmo que haja uma melhora, encaminhe o filhote a um veterinário, que realmente poderá atestar se houve recuperação e qual vai ser o melhor tratamento. 

A prevenção da diarreia começa em casa, tomando os devidos cuidados com a alimentação e higiene do ambiente. Se tiver mais dúvidas, busque a orientação de um veterinário de confiança. 

Quando devo me preocupar com a diarreia em filhotes?

É difícil não se preocupar com quem tanto amamos, principalmente se tratando de um cachorro filhote, que ainda não tem um organismo totalmente desenvolvido e forte. 

A preocupação com a saúde do filhote é relevante, mesmo que a diarreia não seja considerada uma doença. A falta de tratamento ou fazê-lo de forma incorreta pode acarretar desidratação e desnutrição, entre outras complicações. 

Se lembra de que já falamos sobre ter muita atenção aos detalhes? Pois é, se notar que a alteração nas fezes já dura alguns dias, o quadro de diarreia no filhote pode ser caracterizado como um problema crônico e vai exigir muita atenção veterinária. 

Doenças relacionadas à diarreia em cachorro

Quando se fala em diarreia canina, logo se pensa em adulto ou filhote com verme, mas a realidade pode ser outra. A diarreia pode ser sintoma de algum problema mais sério. 

Logo abaixo, falamos um pouco mais sobre algumas doenças que possuem a diarreia como um de seu sintomas.

  • Cinomose canina - doença contagiosa que afeta cães que não recebem anualmente a vacina múltipla e filhotes que não terminam o esquema vacinal. A cinomose pode deixar sequelas ou levar à morte. 
  • Colite - é uma inflamação localizada no cólon, que é uma parte do intestino grosso onde a água é absorvida. Quando há inflamação, um dos sintomas mais comuns é a diarreia acompanhada de muita água.  
  • Coronavirose canina - transmitida por um vírus, atinge com mais frequência os cães jovens, afetando principalmente o intestino e o sistema respiratório. 
  • Parvovirose - a doença viral se manifesta de duas formas, atacando o sistema gastrointestinal e o coração, sendo esta segunda extremamente grave, causando morte súbita em filhotes. 

A melhor forma de prevenir qualquer problema é seguir as recomendações veterinárias, ficar de olho na higiene do animal e do ambiente em que ele vive, praticar atividades físicas e, claro, cuidar da alimentação. 

Ofereça ao filhote uma ração sem corantes e conservantes artificiais, que ajude no desenvolvimento com nutrientes e proteínas de qualidade. 

Por falar nisso, já conhece Naturalis Cães Filhotes - Frango, Peru & Frutas

Naturalis Total Alimentos | Blog

Alimento com formulação 100% natural, que não conta com a adição de substâncias artificiais. A melhor opção para tutores que prezam pela qualidade de vida com um toque especial de leveza e muito sabor.

Dê mais energia e vitalidade, com um toque especial de cuidado com a saúde intestinal do filhote da casa.

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*