Filhote com diarreia: o que fazer?

Filhote com diarreia não é nada raro, mas pode gerar muitas dúvidas, principalmente se você é um tutor de primeira viagem. 

Quem já teve a experiência de cuidar de um cachorro filhote sabe bem como são os primeiros dias do cão em casa. Conhece o quanto esses animais precisam de atenção e cuidado redobrado. Então fique sempre alerta e garanta que o pet passe por essa fase com muita tranquilidade. 

Abaixo, colocamos orientações e informações que com certeza vão servir como uma luva para você!

Sintomas da diarreia em filhotes

Você, com certeza, está se perguntando: “meu cachorro está com diarreia?”. Então para ter a resposta, será preciso ter muita atenção com alguns detalhes.

Observe se há mudança na consistência e também no volume de fezes do cachorro. Pois geralmente, os filhotes com diarreia apresentam as fezes mais pastosas que o normal, líquidas ou com presença de sangue. 

A diarreia em cachorro costuma apresentar perda de apetite, apatia e febre como alguns dos sinais mais comuns do problema. Mas como esses sintomas são característicos de diversas outras disfunções, é necessário levar o pet até um veterinário para uma avaliação completa. 

O que causa a diarreia em filhotes?

A diarreia em filhotes pode ser causada por diversos motivos. Confira algumas das possíveis causas da diarreia canina

  • Alimentação – evite qualquer alimento que não seja próprio para os cães. 
  • Doenças – a diarreia pode ser causada por infecções, tumores e viroses. Mas em alguns casos, a reação a algum remédio também pode provocar o problema. 
  • Ansiedade – a ansiedade e o nervosismo podem promover desequilíbrio das funções orgânicas do animal. 
  • Intoxicação – ocorre na maioria dos casos quando o cachorro ingere comida estragada ou produtos químicos. Mas cuidado também com as plantas do jardim, algumas são tóxicas e podem provocar a diarreia!
  • Parasitas – os vermes intestinais desequilibram o funcionamento do organismo, causando reações em forma de resposta para tentar eliminar os parasitas. 

Como tratar um filhote com diarreia?

Muitas vezes, a diarreia não é o problema, mas sim o sintoma de um outro problema. Por isso, o tratamento deve ser em uma clínica veterinária ou feito casa, desde que seja acompanhando por um veterinário.

O que você pode fazer em casa é manter o filhote hidratado com água fresca, de preferência mineral. Dose em pequenas quantidades a água que ele vai beber e fique de olho para o caso de haver alguma reação. 

Mesmo que haja uma melhora, encaminhe o filhote a um veterinário, que poderá atestar se houve recuperação e qual vai ser o melhor tratamento. 

A prevenção da diarreia começa em casa, tomando os devidos cuidados com a alimentação e higiene do ambiente. Se tiver mais dúvidas, busque a orientação de um veterinário de confiança. 

Quando devo me preocupar com a diarreia em filhotes?

É difícil não se preocupar com quem tanto amamos, principalmente se tratando de um cachorro filhote, que ainda não tem um organismo totalmente desenvolvido e forte. 

A preocupação com a saúde do filhote é relevante, mesmo que a diarreia não seja uma doença. A falta de tratamento ou fazê-lo de forma incorreta pode acarretar desidratação e desnutrição, entre outras complicações. 

Se lembra de que já falamos sobre ter muita atenção aos detalhes? Pois é, se notar que a alteração nas fezes já dura alguns dias, o quadro de diarreia no filhote pode ser caracterizado como um problema crônico e vai exigir muita atenção veterinária. 

Doenças relacionadas à diarreia em cachorro

Quando se fala em diarreia canina, logo se pensa em adulto ou filhote com verme, mas a realidade pode ser outra. A diarreia pode ser sintoma de algum problema mais sério. 

Logo abaixo, falamos um pouco mais sobre algumas doenças que possuem a diarreia como um de seu sintomas.

  • Cinomose canina – doença contagiosa que afeta cães que não recebem anualmente a vacina múltipla e filhotes que não terminam o esquema vacinal. A cinomose pode deixar sequelas ou levar à morte. 
  • Colite – é uma inflamação no cólon, que é uma parte do intestino grosso que absorve a água. Quando há inflamação, um dos sintomas mais comuns é a diarreia acompanhada de muita água.  
  • Coronavirose canina – transmitida por um vírus, atinge com mais frequência os cães jovens, afetando principalmente o intestino e o sistema respiratório. 
  • Parvovirose – a doença viral se manifesta de duas formas, atacando o sistema gastrointestinal e o coração, sendo esta segunda extremamente grave, causando morte súbita em filhotes. 

A melhor forma de prevenir qualquer problema é seguir as recomendações veterinárias, ficar de olho na higiene do animal e do ambiente em que ele vive, praticar atividades físicas e, claro, cuidar da alimentação. 

Ofereça ao filhote uma ração sem corantes e conservantes artificiais, que ajude no desenvolvimento com nutrientes e proteínas de qualidade. 

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.