Gata no cio: quanto tempo dura?

Deixe um comentário

Não se assuste com sua gata no cio, isso é tão natural quanto respirar. É uma condição que primeiramente informa que a gata atingiu a vida adulta e, ao longo da vida, sinaliza que ela está fértil.

O cio da gata possui características que mudam seu comportamento e também sua personalidade. A seguir, vamos mostrar a você como lidar com essas mudanças de um jeito especial.

Duração do cio na gata

O cio da gata dura em média entre 5 e 20 dias, podendo variar de acordo com os estímulos do ambiente em que vive. Um outro fato bem curioso é que, mesmo ao fim do ciclo do cio, se a gata tiver contato com um macho, iniciará novamente o ciclo reprodutivo.

Por isso, é tão recomendado deixar a gata no cio separada dos outros animais.

Quais cuidados devemos ter com a gata no cio

Como falamos acima, o ideal é impedir que o animal saia de casa ou receba a visita de gatos machos. É extremamente importante que você tenha o cuidado de proteger a fêmea, pois, uma vez que o cio começa, é possível que ela apresente comportamentos um pouco indesejados, como aqueles miados noturnos e diversas tentativas de fuga. Deve-se ter muito cuidado com a qualidade de vida da fêmea, visto que o cio é uma fase bem estressante para o animal e seu tutor.

Na tentativa de resolver ou amenizar os efeitos do cio, a internet oferece uma série de remédios caseiros, mas nenhum possui efeito comprovado. Indicamos nesse caso o uso de feromônios artificiais com indicação de um veterinário. Esse produto não vai resolver a situação, mas certamente vai amenizar os efeitos do cio.

Como saber se a gata está no cio

Quer ver como é fácil saber se a gatinha está no cio? As principais características são:

  • Comportamento carente e dengoso;
  • Urinar várias vezes ao dia;
  • Urina com forte odor, quase sempre fora da caixa;
  • Miados altos e agudos, principalmente à noite.

Algumas gatas podem apresentar sangramento, mas isso não é um problema. O grande incômodo fica por conta dos miados, que tira o seu sono e o sossego da gata no cio.

Como tudo na vida tem um jeito, existe uma forma bem eficaz e muito benéfica para solucionar o cio de uma vez por todas.

Vantagens da castração da gata

A castração é a grande salvação e o método mais seguro de manter a gata fora do cio. Esse método cirúrgico é altamente recomendado por veterinários, pois evita as alterações de comportamento, gravidez e algumas doenças.

Procure um médico-veterinário de confiança e peça uma avaliação antes de castrar a gata. Após o procedimento, você só precisará dar muito carinho e uma alimentação de qualidade.

Melhor ração para gata castrada

Como você deve imaginar, a ração para gata castrada possui uma formulação diferente, com um menor aporte de calorias, justamente para ajudar no controle do peso.

Justamente por isso, indicamos Naturalis Gatos Castrados - Frango & Peru. Sua composição possui formulação 100% natural, preservando os nutrientes e as vitaminas que vão elevar a qualidade de vida da sua gata.

 

Aproveite a vida com mais Naturalis e descubra as vantagens de oferecer ração com formulação 100% natural para gatos.

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*