Gato com mau hálito. Como resolver?

Deixe um comentário

Com certeza, você já ouviu alguém reclamando ou até mesmo se pegou na situação de notar o bafinho do seu gato. Pois é, gato com mau hálito é bem mais comum que se possa imaginar. Na busca por tentar amenizar esse mau cheiro, algumas pessoas escovam os dentes ou levam seus animais para uma limpeza de tártaro no veterinário.

Mas agora vem a questão, o que causa o mau hálito no gato?

Gato com mau hálito, qual é a causa?

Dentro da boca do seu gato podem existir mais de 300 tipos de bactérias, e o mau hálito é simplesmente consequência disso. Acontece que as bactérias fermentam todo o resto de alimento que fica na boca, causando o cheiro desagradável.

Porém, há casos em que o problema pode ser maior. Doenças hepáticas, estomacais e renais também podem ser causadoras do mau hálito no gato. Então já sabe, não custa nada visitar o veterinário de confiança.

Tártaro causa mau hálito no gato?

Claro que sim! O tártaro nada mais é que o alimento que acumula na boca do gato, cristaliza por meio do cálcio e facilita a proliferação de bactérias. O problema está no contato das bactérias com a corrente sanguínea, que pode atingir órgãos e causar problemas bem sérios.

Gato com mau hálito merece um cuidado especial que pode ser feito em casa. Dê uma olhadinha no que preparamos para ajudar você!

Como acabar com o mau hálito do gato?

Escovar os dentes do gato certamente vai ajudar! É fácil encontrar escovas em pet shops, procure por um modelo com duas cabeças, perfeita para se adequar a diferentes portes de felinos. Mas nada impede que você possa usar uma escova de criança, desde que a cerda seja bem macia.

A pasta de dentes para gatos é diferente da nossa. Ela é feita para ser usada sem enxágue e possui substâncias seguras para o uso em animais. Você encontra facilmente em qualquer pet shop.

Como escovar os dentes do gato

Escova e pasta em mãos, agora é hora de escovar!

  • Faça carinhos na cabeça e no focinho do gato. Assim que ele relaxar, faça uma massagem nos dentes e na gengiva dele.
  • Agora que ele permitiu sua aproximação, coloque a pasta de dentes na boca dele. Use a escova, mas se houver resistência por parte do animal, utilize os dedos para a limpeza. Esse momento é mais para brincar com ele do que propriamente uma escovação.
  • A partir do momento em que ele se habituar com a escova, o procedimento vai de fato começar. Coloque a pasta na escova e comece pelos dentes laterais.
  • Vá para os dentes da frente e os do fundo pelo lado de fora. A primeira escovação vai ser bastante difícil e cansativa, mas ao longo do tempo o gato vai permitindo que a coisa aconteça, facilitando a sua vida.

A cada pequeno passo é importante que você faça um carinho nele e até dê uma recompensa. Antes de tudo, esse momento precisa ser agradável e divertido para ambos.

A escovação é um ótimo auxílio para acabar com o mau hálito do gato e outros problemas que possam surgir na boca dele, mas é necessário sempre ficar de olho na saúde bucal do felino. Nódulos, inflamações ou até o ressurgimento do tártaro são motivos para você se preocupar.

Antes de terminar, vamos deixar um guia para cuidar da saúde bucal dos animais, em que você encontra dicas e recomendações que com certeza vão ajudar você e seu peludo.

 

Ficou com alguma dúvida? Então, pergunte ao Dr. Naturalis! Nosso veterinário está de prontidão para responder.

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*