Gato com olho lacrimejando. O que é e como cuidar?

Os gatos são animais muito limpos! Por isso sempre vemos eles se lambendo ou passando a pata no rosto para retirar qualquer sujeira dos olhos. No entanto, o motivo do gato com olho lacrimejando pode ser poeira ou até um pelo. Mas fique de olho caso perceba que isso persiste por alguns dias ou se o olho do gato estiver com alguma alteração anormal. A seguir, vamos saber mais sobre os possíveis problemas nos olhos do felino e como cuidar melhor dele.

Doenças de olho em gato

Algumas doenças de gato podem causar bastante desconforto ao felino e fazer com que ele fique lacrimejando, como:

  • Obstrução da glândula lacrimal – Normalmente acontece com os gatos braquicefálicos, aqueles que possuem o rosto achatado, como os Persas.
  • Objeto estranho no olho – Caso o tutor não perceba nada de muito diferente, como coloração ou alguma ferida no olho do gato, pode ser apenas um corpo estranho que está causando o incômodo.
  • Alergias – Assim como nós, os gatos também podem ter alergia a pó, pólen, ácaros etc. Se você perceber o gato com olhos lacrimejando e espirrando, pode ser que ele esteja com uma crise alérgica.

Se o seu gato estiver com algum desses problemas, é importante levá-lo até um veterinário para que ele possa oferecer o tratamento correto. Porém, se o olho de gato estiver lacrimejando e com secreção amarelada ou esverdeada, pode ser que ele esteja com algum tipo de infecção, como a conjuntivite em gatos. Vamos falar dela a seguir:

Conjuntivite em gatos: como tratar

conjuntivite em gatos é uma inflamação na mucosa do olho, a membrana que cobre a parte interna das pálpebras. Os sintomas são bem fáceis de detectar, mas não devemos tratar essa doença em gatos na nossa casa, pois medicar o seu amigo sem consultar um especialista poderá piorar a situação.

Existem alguns tipos de conjuntivite que o gato pode contrair, conheça as diferenças entre elas:

  • Conjuntivite folicular: A secreção do olho é mais espessa, como um muco. Costuma ocorrer devido a uma alergia ou infecção não tratada no olho.
  • Conjuntivite serosa: Essa doença no olho do gato é mais fácil de tratar e os sintomas não são tão intensos. Apesar de inflamada, a membrana ocular fica um pouco rosa e as lágrimas são líquidas e transparentes. Esse tipo de conjuntivite pode ser o início de uma doença respiratória, sendo causada por exposição do gato a temperaturas frias, poeira, alergia etc.
  • Conjuntivite bacteriana: Essa é a mais difícil de tratar, já que é uma complicação da conjuntivite serosa que contraiu uma bactéria e se agravou. A secreção ocular é muito espessa, formando muco e crostas na pálpebra do gato, a ponto de dificultar a abertura do olho do animal. Caso a doença ocorra nos dois olhos, pode ser que o gato doente esteja com algum vírus e um possível problema respiratório poderá surgir.

Independentemente do tipo de doença, os sintomas se parecem: coceira, irritação nos olhos, lacrimejar, inchaço e, em casos mais graves, chega até a causar a opacidade da córnea ou a mudança da cor e forma da íris. É sempre importante procurar um veterinário para identificar o problema depressa e tratá-lo rapidamente. Lembrando que a conjuntivite pode ser a causa de uma doença mais grave, por isso o animal nunca deve ser medicado em casa.

Como evitar doença de olho em gatos

As doenças oculares, como a conjuntivite felina, podem ocorrer por diversos fatores, como: irritação, vírus, ácaros, poeira, terra ou qualquer outra coisa que possa causar irritação no olho do gato. A imunidade baixa também ajuda a deixar o animal sensível a doenças, por isso é importante manter uma alimentação adequada, composta de nutrientes e minerais balanceados e necessários para deixar a saúde do seu amigo em dia.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.