Gato dormindo muito: quando não é normal?

Ver o gato dormindo muito pode chamar a atenção, principalmente se seu felino é daqueles espoletas que vivem de um lado para o outro na casa. Mas existem algumas explicações para esse comportamento não habitual. Para ajudar você a entender e conhecer melhor seu amigo, explicaremos o que pode causar esse sono excessivo.

Gato filhote dormindo muito

Primeiramente, é importante levar em consideração a idade de seu companheiro. Pois existem diferenças entre o comportamento de um gato adulto e de um filhote. Quando falamos dos pequenos, é mais natural que note seu gatinho dormindo muito. Estima-se que um filhote possa dormir mais de 90% do dia, entre 20 e 22 horas — ele só vai acordar para comer e beber água ou mamar.

Mas, aproximadamente em torno de 4 semanas, ele passará a dormir por volta de 60% do dia, o que é quase o que um gato adulto dorme.

Por que os gatos dormem tanto?

Uma explicação para esse hábito vem de seus ancestrais, que viviam na natureza. Os felinos têm uma grande habilidade quando se trata de caça, e por isso não era muito difícil conseguir alimentos para a sobrevivência. Portanto, eles garantiam muito tempo livre — que acabava sendo investido no descanso.

Vale ressaltar que o ambiente de descanso do seu gatinho também é muito importante quando notamos diferenças na rotina dele. Pois excesso de calor e locais muito fechados podem fazer com que o gato se sinta mais cansado, propiciando sonos longos.

Ao preparar a cama para gato, siga alguns cuidados para deixar o ambiente mais  aconchegante e agradável. Pois saiba que o material da base da caminha pode estar influenciando no sono também.

Se você mora em um local muito quente, procure camas frescas para o seu gato adulto. Mas os filhotes de gato precisam de um lugar que retenha seu próprio calor e os mantenha aquecidos. Alguns cuidados com gatos filhotes são de extrema importância, principalmente nas primeiras semanas de vida.

Quando não é normal gato dormindo muito?

Em algumas situações, o sono prolongado dos felinos pode representar um alerta para algo errado que possa estar acontecendo. Então vamos a alguns pontos:

Gato dormindo muito pode ser dor?

Existem casos em que o gato dormindo muito pode ser dor. Apesar de em algumas situações esse fator causar insônia, em outros casos pode ser motivo de sonos mais longos. Então como é mais difícil para o animal se comunicar com a gente, ele pode ficar mais quieto e retraído dependendo do tipo de dor que está sentindo. Fique atento se em casos como este ele apresenta desconforto quando for se mexer e/ou brincar. Se a resposta for sim, vale a pena levá-lo ao veterinário.

Gato dormindo muito pode ser depressão?

Existem diversos fatores que podem causar depressão em gatos. A doença pode ser notada por um comportamento sonolento. Exageradas horas de sono e prostração podem ser sintomas da depressão.

Um dos motivos pode ser a troca de ambiente. Ao mudarmos de casa, ter alguns cuidados com nossos pets fará toda a diferença em sua adaptação ao novo lar. A sua presença nesses primeiros dias também o ajudará a entender que o seu amor e carinho permanecem os mesmos.

Estresse pode fazer o gato dormir mais?

Os gatos são animais propensos à depressão quando existe alguma variação na rotina. Essa mudança pode ser a presença de um animal novo ou até mesmo um novo membro na família. Esse comportamento pode ser percebido por meio do sono, causando dormidas mais longas. Às vezes, a mudança para uma nova casa também causa instabilidade em seu humor. Deve-se observar se o sono volta ao normal depois de um tempo, caso contrário é aconselhável consultar um especialista.

Qual ração dar para gato castrado?

Uma alimentação balanceada, assim como para os humanos, é fundamental para os pets. A falta de algum nutriente pode causar danos na qualidade de vida do seu animal de estimação. E o excesso de sono pode ser um efeito dessa escassez.

A falta de elementos importantes pode levar à fadiga e pouco ânimo para as atividades corriqueiras. Quando pensamos em uma dieta para nossos felinos, devemos levar em consideração a qualidade das fontes.

Rações naturais e sem corante são uma ótima pedida para ficarmos tranquilos no quesito alimentação saudável. Naturalis possui formulação 100% natural e é uma marca de ração que reúne os principais alimentos para uma vida equilibrada.

Agora que você já sabe alguns dos motivos que podem levar seu gatinho a dormir muito, vale a pena estar sempre atento à sua alimentação, optando por uma ração saudável para não deixar nada faltando.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.