Gato miando alto à noite. Como resolver?

Enfim é hora de dormir… Mas tem um gato miando muito alto à noite. E agora?

Os gatos adoram tirar uma soneca, são conhecidos por dormir mais que o normal… Mas acontece que os horários dos felinos são bem diferentes dos nossos e, além de permanecerem muito bem acordados na madrugada, não deixam o dono dormir direito. Sabe por que isso acontece? Gato miando alto à noite pode ter vários significados, e vamos falar mais sobre isso neste artigo.

Como saber se o seu gato está estressado?

Por que meu gato mia tanto?” Essa é uma pergunta frequente dos tutores que têm um gato em casa.

Como já sabemos, os gatos possuem um humor menos dócil. Eles gostam de carinho e atenção, mas tudo na hora que eles querem. Exatamente: na hora que eles querem… E essa hora, normalmente, é a madrugada. Existe uma explicação bem simples para isso: os gatos adoram ter o tempo deles para dormir, mas durante o dia é o momento em que gostam de tranquilidade. Quando chega a noite, eles acordam querendo atenção e brincadeiras, mas é o horário em que o tutor já está dormindo. O felino se sente sozinho e aí começa a miar alto.

O miado do gato tem vários significados e um deles é que ele pode estar estressado. Vamos conhecer algumas possíveis causas desse estresse:

  • Alterações físicas como pulgas ou carrapatos
  • Mudança de residência
  • Mudanças na rotina, mesmo que pequenas, como: cheiros fortes, caixa de areia suja, local barulhento etc.
  • Doenças

Quando estressado, além de perceber seu gato miando alto à noite, outras atitudes serão evidentes: agressividade, micção fora da bandeja sanitária, lambeduras excessivas e marcação territorial.

Outros possíveis motivos do gato miando alto

  • Gato com medo: o gato que está assustado ou com medo de alguma coisa tende a miar bastante para chamar a atenção do dono ou comunicar sinal de perigo a outros felinos.
  • Gato com fome: quando está com fome, é natural que o felino peça comida. O miado é a forma que o gato tem de avisar que está na hora de colocar Naturalis no potinho.
  • Gato preso: quando está preso para fora (ou para dentro) de casa, pode-se perceber o gato miando na porta. Eles gostam de se sentir os donos da situação e por isso são insistentes quando querem algo — miam até conseguir.
  • Gatos filhotes: quando são pequenos, os gatos costumam miar bastante. Os recém-nascidos miam muito porque sentem falta da mãe e ainda não se acostumaram com o novo lar. Eles se sentem sozinhos e por isso precisam de atenção extra enquanto são filhotes.

O que fazer para acalmar o gato?

Como já foi dito, o gato gosta de ter bastante atenção.

Quando ele está nervoso, é indicado que se aproxime do animal com calma e fale baixo com ele. Ir chegando aos poucos, falando o nome dele e enfatizando que está tudo bem e que ele não precisa se preocupar — os animais sentem o que o tutor está transmitindo a eles. Caso continue, ofereça comida e água. Coloque-o num local mais silencioso e aguarde para ver se ele se acalma.

Para prevenir que o felino fique irritado, é importante separar um tempo para brincar com o animal, principalmente à noite, quando eles estão mais agitados. Gastar energia vai fazer com que o pet se sinta cansado, e possivelmente dormirá com mais facilidade. Outra dica válida é espalhar os brinquedos do gato em locais que ele costuma ficar. Durante a madrugada, caso acorde, poderá se distrair com os objetos e não se sentirá sozinho.

O que fazer quando o gato não para de miar alto?

Já foi feito de tudo e você ainda está pensando como fazer o gato parar de miar? Esta é uma situação mais preocupante, já que o animal pode estar sentindo alguma dor ou com algum outro sintoma incomum. Quando o miado é muito insistente, algo pode estar incomodando ele e o som é emitido como um sinal de “me ajude”. Somente um veterinário poderá diagnosticar possíveis problemas, então devemos fazer questão de levá-lo sempre que percebermos alguma mudança física ou psicológica no animal.

Agora você já sabe alguns motivos quando ouvir um gato miando alto à noite. Para mais dicas, visite nosso blog.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.