Gato miando alto no cio. Como lidar?

Deixe um comentário

O miado de gato é algo que escutamos frequentemente, mas quando um felino entra no cio, o som que ele reproduz é diferente de todos os outros e, muitas vezes, até o tutor estranha esse comportamento. Um gato miando alto no cio pode incomodar muito, mas existem alterações hormonais importantes que explicam essa mudança repentina. Conheça mais sobre o cio do gato e como você pode lidar com esse período:

Como saber se o gato está no cio

Primeiramente, devemos saber que o cio do macho é diferente do cio da fêmea. O cio do gato é mais tardio, ele começa apresentar os sinais após os oito meses de vida. Antes disso, não possui o instinto de identificar uma fêmea no cio. Já o cio da gata, deve iniciar a partir do sexto mês de idade. Os períodos ocorrem normalmente uma vez por ano e nessa época a gata fica disposta a receber o macho. Quando está no cio, a mudança é visível — o tutor perceberá o gato miando alto à noite e se comportando de formas incomuns. O miado de gato no cio também é diferente de todos os outros que escutamos no dia a dia, é uma forma deles comunicarem que estão nesse período. Portanto, se perceber o gato miando muito, saiba que pode ser um sinal de que o cio está chegando.

Sintomas do cio de gato

Além do gato miando alto, alguns outros sintomas podem indicar uma fêmea no cio. Ao contrário das cadelas, a gata não sangra quando está nesse período. Porém é muito simples perceber que está pronta para ser fecundada, pois as atitudes são muito claras. Ela vai começar a se esfregar mais nos móveis da casa, como sofás e camas. Além disso, ficará mais carinhosa. Essa atitude seguida de miados estranhos deixará visível a fase do cio felino.

Como cuidar do gato no cio

O gato no cio fica muito mais carinhoso e por isso precisará de mais cuidados. Essa é uma das dicas: dê mais atenção ao animal nesse período. É interessante também distrair a gata com brinquedos para felinos, eles ajudam a manter a fêmea entretida e mais calma. Os bichanos tendem a querer sair de casa quando estão no cio, por isso feche janelas e portas e fique de olho nos gatos que podem se aproximar, eles sentem o cheiro do hormônio e vão em busca da fêmea.

A principal dica para que seu animal não sofra nesse período é: castração. Castrar a gata é a melhor forma de cuidar para que não ocorram surpresas indesejadas. A castração evita muitas doenças no útero da fêmea, além de acabar com esses desconfortos, como ouvir um gato miando a noite toda.
A cirurgia de castração felina é muito simples e bastante indicada pelos veterinários. O único problema que a castração pode causar é aumentar a tendência à obesidade do animal, mas isso pode ser facilmente controlado pelo tutor, oferecendo a alimentação correta e nos horários predefinidos.

A ração Naturalis Frango & Peru - Gatos Castrados é uma ótima pedida quando falamos de refeição saudável. Essa ração Premium Especial possui formulação 100% natural sem corantes e conservantes artificiais, garantindo maior qualidade de vida ao seu animal. Além disso, ela contém calorias ajustadas, colaborando para o controle de peso do gato. Possui extrato de Yucca schidigera, que auxilia na redução de volume e odor das fezes, e ingredientes que ajudam a melhorar o pH do trato urinário. Ofereça os cuidados que o seu pet merece por meio de uma alimentação de qualidade e um gostinho que só Naturalis tem.

 

Conheça mais sobre o produto no site:

https://www.naturalistotalalimentos.com.br/produto/frango-peru-castrados

 

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*