Gato miando bravo: o que pode ser?

Gato miando bravo é comum no mundo dos felinos, e provavelmente você já se deparou com essa situação. Mesmo ainda pequeno, o filhote já pode começar a esbravejar por território, comida ou por um dos motivos que vamos apresentar abaixo.

Gato miando é certeza de que ele precisa comunicar algo, que pode ser medo, desconfiança, problemas de socialização com outro gato ou um aviso de que pode atacar caso seja ameaçado. É possível lidar com o gato miando bravo de algumas formas, mas para isso é necessário entender o que ele está comunicando.

Gato miando bravo: quais as causas?

Os gatos são conhecidos por sua personalidade, na grande maioria das vezes muito forte e marcante. Por isso é sempre difícil traduzir o que o bichano quer dizer por meio de um miado.

miado de gato bravo, assim como o gato rosnando, não são bons indicadores. Então fique atento, pode parecer fofinho, mas é bom ter cautela e respeitar o espaço do animal.

É necessário entender que o gato é territorialista e vai reivindicar um lugarzinho só dele. Pode parecer besteira, mas antes de ter um felino, o tutor precisa ter em mente que o animal vai expor suas próprias vontades, e não tem nada de errado nisso.

Já o gato chorando ou rosnando, pode apontar que há algo de errado — o que na maioria das vezes é algum foco de dor no corpo do animal. Em casos assim, acaricie suavemente o gato. Se ele rosnar ou morder, não há dúvidas, o felino está com alguma dor, portanto encaminhe-o a um veterinário de confiança.

Porque os gatos miam estranho?

Gato miando estranho sempre gera muita dúvida, afinal, não sabemos o motivo desses barulhos um tanto quanto peculiares. Muitas pessoas ouvem esse miado diferente e logo acham que o gato está tentando falar a nossa língua, no entanto não há nenhuma evidência de que isso seja verdade.

O que sabemos mesmo é que gato miando estranho quase sempre indica que está no cio. Entre as fêmeas, o barulho é alto para atrair o macho — é assim que elas chamam atenção. Já o macho, modifica um pouco esse miado. Em resposta à fêmea, ele produz sons bem altos e agudos, daqueles que você consegue ouvir de longe.

Esse miado de cio é melhor notado durante a noite e quase sempre vindo da fêmea. No caso de gatos castrados, devido ao procedimento, há a tendência de não haver esse miado característico. Mas isso não é uma regra, visto que felinos mesmo depois da castração podem demonstrar comportamentos sexuais.

Como é um gato miando no cio?

Os tutores já devem saber que o cio do gato é um momento complicado, principalmente para as fêmeas. Esse período é considerado o ciclo sexual em que a gata aceita o macho.  Um gato no cio pode ser identificado de longe, eles emitem sons agudos e constantes.

Machos e fêmeas apresentam mudanças comportamentais durante o cio. A gata mia muito e se esfrega por todo lado, anda rebolando e apresenta uma certa tensão quando é tocada. Ainda nesse momento, elas ficam mais meigas e fazem de tudo para chamar a atenção de seus donos.

Já os machos, ficam mais agressivos, de tal maneira que podem se irritar na presença de um outro felino. Além disso, costumam marcar território urinando em diversos lugares, dentro e fora de casa. Essas borrifadas de urina estão cheias de feromonas, excelentes para atrair as fêmeas.

Quanto tempo o gato fica no cio?

O cio é diferente para fêmeas e machos. No caso da fêmea, ele começa aparecer de forma mais intensa logo no ínicio da primavera, e pode ocorrer em intervalos de 2 a 3 semanas.

Esse período fértil ocorre em 4 ciclos, como vamos ver abaixo:

  • Proestro: nesse período, a gata vai desejar mimos e irá urinar mais que o normal. Normalmente, os machos já tentam uma aproximação, mas a fêmea não. Essa fase dura entre 1 e 2 dias;
  • Estro: início do cio; dura entre 4 e 6 dias se houver acasalamento, e de 10 a 14 dias se não houver cópula. A partir dessa fase, o miado da fêmea muda para atrair o macho;
  • Diestro: posterior à ovulação, é uma fase de inatividade sexual. Se não houver gestação, essa fase chega a durar entre 3 e 16 dias, mas se a gata estiver prenhe, pode durar cerca de 2 meses;
  • Anestro: É a última fase, e funciona como um repouso em que os ovários descansam e não produzem hormônios. Não há mais atividade sexual e dura cerca de 125 dias.

Qual a idade que os gatos entram no cio?

Na maioria dos casos, as gatas costumam ter o primeiro cio entre 5 e 9 meses de vida, mas alguns fatores podem interferir:

  • Raça – Gatos de pelo curto geralmente entram no cio mais cedo que os de pelo longo;
  • Estação do ano – O cio é mais intenso na primavera, onde há mais horas de luz.

Curiosidade: Quando duas ou mais gatas moram juntas e não são castradas, elas têm a tendência a entrar no cio exatamente no mesmo período.

O que é o barulho que os gatos fazem?

Conhecer bem o seu gato é o melhor passo para proporcionar uma vida mais saudável e feliz a ele. No entanto gatos não falam, e isso gera uma série de dúvidas. Existe gato miando bravo, outro que é totalmente suave, enfim, cada animal é de um jeito, por isso a necessidade de entender melhor esse mundo.

Gato miando é resultado de determinadas situações, entre as mais comuns:

  • Boas-vindas – Chegou em casa e recebeu um miado bem suave? Pois bem, seu gato está te recebendo, diga oi!
  • Calor – O dia está quente e seu bichano não para de miar? Talvez ele queira um pouco de água fresca;
  • Cio – Miado agudo que mais parece um berro, fique atento: é o cio;
  • Dor – Miado alto, repetitivo e longo pode significar que algo está errado.
  • Medo – Miando, acuado ou com o rabo espichado? Pode ser medo. Inclusive, cuidado — o gato pode estar agressivo;
  • Portas fechadas – Ele pode estar pedindo pra abrir a porta para o quintal, é o espírito livre que está falando;
  • Estresse – Bem comum durante o banho ou depois de passar muito tempo sozinho;
  • Velhice – O tempo vai passando e o gato vai miando mais e mais.

Gato miando bravo ou não, pode ser indicativo de algo muito mais simples do que se possa imaginar: fome. Nessa situação, o animal vai tentar chamar a atenção como ele pode e, na maioria dos casos, você vai encontrar o gato miando muito.

Procure sempre alimentá-lo com a ração indicada, de acordo com o porte e a idade. Escolhendo a ração ideal, certamente encontrará o gato miando de agradecimento.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.