Gato miando muito. Veja o que pode ser

Está preocupada com seu gato miando muito? O miado é uma forma de comunicação do felino; por isso, devemos dar atenção a ele sempre que notarmos que algo está fora do habitual. Para ajudar você a decifrar o que pode estar acontecendo com seu amigo, confira abaixo possíveis causas para esse comportamento.

Como entender o miado de gato?

Se você tem um gato em casa, sabe que ele mia de diferentes formas. É claro que dificilmente vamos compreender tudo o que o felino quer dizer — afinal, são incontáveis sons e entonações. Entretanto, quanto mais você conhecer o comportamento do seu amigo, mais fácil será a missão de decifrar os miados dele.

Gato miando muito: saiba o que ele quer dizer a você

O gato pode miar porque está com dor, está carente ou muitos outros motivos que vamos contar a você. Entender como o felino se comunica é fundamental para poder ajudá-lo da melhor forma.

Gato miando muito por dor

O miado merece atenção redobrada, pois indica que o gato está com algum problema de saúde. Para reconhecer se esse é realmente o motivo dos sons, procure observar se ele apresenta mudanças comportamentais, como falta de apetite, tristeza, ansiedade ou outro sinal incomum.

Não hesite em fazer uma visita ao veterinário para uma avaliação e diagnóstico do problema.

Gato miando muito para chamar a atenção

Se você não dá a atenção que seu pequeno amigo merece, ele irá protestar com toda a razão. Por isso, aqueles miados infinitos são para que você note que ele está ali e cheio de amor para dar e, claro, quer receber em dobro. Ele merece um carinho e umas horinhas de brincadeiras, não é mesmo?

Antes de adotar um gato é importante que você tenha disponibilidade para dar todos os cuidados que ele precisa para um desenvolvimento saudável — e nisso se inclui a atenção.

Gato miando muito porque você mudou algo

Sabemos que os gatos odeiam mudanças de rotina, sendo que, dependendo da situação, alguns podem até desenvolver problemas de saúde. Caso você tenha mudado de casa ou ocorreu alguma outra mudança brusca na vida do animal, então essa pode ser a explicação.

Procure dar atenção e carinho ao seu animal de estimação para que ele consiga superar essa fase.

Gato miando muito porque você esqueceu a porção de Naturalis

Quando ficam com fome ou sede, os gatos miam para que você dê a Naturalis deles ou troque a água por uma fresquinha.

Gato miando muito porque está no cio

Se o seu gato ainda não foi castrado, o motivo de tantos miados pode ser o cio. Nesse período o animal fica mais agitado e, além de miar muito, pode urinar pela casa e ficar mais agressivo.

Procure orientação do veterinário

Caso você já tenha seguido todas as dicas e seu gato continue miando muito, então é hora de buscar a orientação do veterinário. Há casos nos quais o felino desenvolve quadros de ansiedade e precisa de cuidados especiais.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.