Gato recém-nascido: cuidados nas primeiras semanas de vida

Você acabou de adotar um gato recém-nascido? Sua gata deu cria? Resgatou um gatinho da rua? Seja qual for a situação, é importante saber quais devem ser os cuidados com eles no início da vida.

Os felinos são frágeis nas primeiras semanas de vida. Além disso, eles têm algumas necessidades especiais de alimentação, higiene e outros detalhes importantes para seu desenvolvimento. Quer tirar suas dúvidas? Continue lendo esse artigo!

Como cuidar de gatos recém-nascidos órfãos

Sabemos como é triste encontrar um gato recém-nascido abandonado por aí. Pois são muitos os riscos para um pet tão pequeno e frágil. Por isso, se encontrar um gato nessa situação, você precisa agir de forma rápida! Leve-o ao veterinário imediatamente para que ele possa avaliar o pet. Só assim você sabe seu real estado de saúde e recebe as orientações adequadas quanto à alimentação e os cuidados necessários nessa fase.

Tire todas as suas dúvidas na consulta, até as mais simples, pois pode fazer toda a diferença nesse momento crucial da vida do felino.

Antes de levar o gato ao veterinário, lembre-se de mantê-lo aquecido. Pois os gatos recém-nascidos não conseguem regular a temperatura corporal e isso pode se tornar um problema.

Mas a solução é simples: envolva-o em uma manta quentinha e acomode-o de uma forma confortável. Somente cuidados especiais e o tratamento sugerido por um veterinário podem salvar a vida de um gato recém-nascido em condições precárias.

Primeiros cuidados com gato recém-nascido em casa

Sua gata deu cria? Então é hora de preparar a casa para receber os filhotes recém-nascidos. Após o retorno do veterinário, prepare um cantinho confortável e aconchegante para o novo membro da família. De preferência, que seja um lugar quente e tranquilo, sem muita movimentação de pessoas. A cama ou caixa para gato pode ser pequena, pois assim eles ficam juntos e quentinhos.

Os filhotes recém-nascidos órfãos devem receber cuidados especiais no que diz respeito à evacuação. Eles ainda não conseguem fazer suas necessidades de forma natural. Então eles precisam de um estímulo, que geralmente é feito pela gata, mas nesse caso, é você quem vai ajudá-lo nessa missão.

Funciona assim: pegue um pedacinho de algodão e umedeça com água morna. Faça uma massagem leve começando pelo tórax, seguindo para o abdômen e terminando na barriga.

Pronto! Além de ajudá-lo, ele entende como um ato de carinho. E nesse momento, amor e carinho fazem toda a diferença no bem-estar desses filhotes encantadores!

Alimentação para gato filhote

Uma dúvida frequente é a alimentação adequada para gatos recém-nascidos. O ideal é a nutrição feita exclusivamente com leite materno. Entretanto, quando há a ausência da mãe, você precisa oferecer um alimento completo, com cálcio, fósforo e que ofereça todas as vitaminas, nutrientes e sais minerais que seu gatinho precisa nessa fase.

O desmame é feito após 8 semanas de vida. Pode-se então introduzir uma ração seca. Naturalis Gatos Filhotes Peixe & Frango é a opção ideal para o seu gatinho ter um crescimento saudável.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.