Guia para cachorro: como escolher a ideal?

Seu companheiro também adora um passeio? Para que esse momento seja seguro e confortável, vamos dar todas as dicas que você precisa saber na hora de comprar uma guia para cachorro. Caso o seu amigo ainda não tenha, providencie uma, pois se trata de um acessório fundamental para a segurança durante os passeios com o cachorro.

Tipos de guia

Ao escolher a melhor guia para cachorro considere que ela precisa deixar você e o cão confortáveis durante os passeios, mas também deve garantir a segurança. Existem diferentes modelos e materiais; conheça as características de cada uma.

Guia de couro— são as mais resistentes, podendo durar a vida toda se forem bem cuidadas. É importante que você se lembre de nunca guardar a guia molhada ou úmida, pois ela pode manchar e mofar. Com o tempo de uso, a guia de couro vai ficando mais macia e confortável para você segurar.

Guia de corda de algodão  — são confortáveis e indicadas tanto para passeios quanto para treinamentos.

Guia de nylon  — são bastante comuns e podem ser encontradas em diferentes modelos e tamanhos.

Esses materiais são os mais comuns por serem flexíveis e resistentes. Mas, em qualquer umas dessas opções é importante ficar de olho no fecho que liga a guia à coleira. Com o tempo de uso ele pode apresentar defeitos e deve ser trocado.

Qual o tamanho certo?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao comprimento da guia. O ideal é que esse acessório para cachorro ofereça liberdade de movimento ao animal, mas que também permita o seu controle.

Guias muito curtas podem criar aquele típico problema dos passeios com o cachorro: ele fica o passeio todo puxando você. O ideal é uma guia de 1,5 a 2 metros. Esse comprimento permite que o animal se distancie para interagir com outros animais ou para farejar algo com liberdade.

Avaliar o porte

Outro assunto que merece atenção ao escolher a guia é o porte do animal. Quanto maior o cão, maior a força e mais resistente deve ser a guia.

Guia para cachorro de grande porte — os cães de grande porte e principalmente os de porte gigante precisam de uma guia de alta qualidade, pois são fortes e com um impulso podem estourá-las. Dê preferência para acessórios reforçados e não deixe de inspecionar a qualidade do fecho.

Guia para cachorro de pequeno porte — podem ser mais finas e simples; mas considere seu conforto, pois guias finas demais podem causar desconforto ao segurar durante os passeios.

Guia para cachorro, coleira e vacinas em dia

Não tem como passear com o cachorro sem que ele esteja devidamente equipado com sua coleira e guia. Esses acessórios permitem a mobilidade do animal, mas sob o seu comando. Tomando todos os cuidados necessários você evita imprevistos e acidentes, como brigas com outros animais e fugas.

Outro cuidado que merece sua atenção no momento de sair de casa com o cachorro diz respeito à vacinação. É imprescindível que seu companheiro esteja imunizado, pois ele terá contato com outros animais que podem não estar
vacinados.

Para outras dicas sobre passeio com seu cachorro, clique aqui.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.