Inspira, expira, não pira.

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Inspira, expira, não pira.

 

Você respira de forma consciente? A respiração pode ser algo muito automático pra alguns, mas sabia que a prática da respiração com autoconhecimento pode ser muito benéfica para a sua saúde?

No dia a dia, ter consciência da sua respiração ajuda numa melhor qualidade de vida, te auxiliando, por exemplo, a dormir melhor e evitando crises respiratórias. Estudos mostram ainda que a respiração completa pode tratar doenças como a ansiedade e obesidade.

Essa prática com tantos benefícios é estudada há milênios e conhecida como Pranayama pelos praticantes de Yoga. Ela também promove maior conhecimento sobre o seu corpo, órgãos e seu processo respiratório.

Separamos uma prática para que você conheça e exerça um pouco da respiração consciente. Apesar de parecer simples, a prática pode ser muito intensa, então, é preciso fazê-la com atenção e com cuidado aos sinais do seu corpo. Se você sentir tontura ou mal-estar, pare e respire normalmente; isso pode ocorrer uma vez que estamos hiperventilando e dando mais oxigênio ao cérebro.

 

Exercício de respiração consciente:

1. Sente-se em uma posição ereta, com a coluna bem alinhada.
2. Respire normalmente e repare para qual parte do seu tronco o ar vai ao inspirar. Você infla a barriga? Que parte infla mais? O peito? As costelas? O baixo ventre? Repare também na expiração; ela é lenta ou rápida em relação à inspiração? Que parte do seu corpo esvazia mais?
3. Agora, tente inspirar, puxando o ar pelo nariz e levando-o para o baixo ventre (porção baixa do abdômen), contando o tempo.
4. Então, expire, também pelo nariz, no dobro do tempo.
5. Repita o exercício por 10 respirações ou quanto julgar necessário e confortável, ajustando o tempo da inspiração e da expiração de forma cada vez mais precisa e consciente.
6. Respire normalmente e perceba a mudança no seu corpo e na sua mente em relação ao seu estado inicial.

Observando sua respiração, você se concentra no seu corpo interno, trazendo atenção para o momento presente.

Existem na internet diversos exercícios, vídeos e podcasts nos quais você pode se aprofundar e praticar mais. Também há uma literatura vasta sobre esta prática. Além disso, existem muitas atividades físicas que estimulam a consciência respiratória, como o Yoga e a natação, e mentais, como a meditação.

E aí? Pronto para praticar? Depois conta pra gente como foi a experiência!


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