Melhor ração natural para gato de pelo longo

Quem tem gato de pelo longo em casa sabe que ele precisa de uma atenção especial com a pelagem. Vale ressaltar que o pelo do felino reflete sua saúde, por isso vamos dar dicas de cuidados diários e orientar você sobre a escolha da melhor ração natural para gato de pelo longo.

Cuidados com gatos de pelo longo

pelagem do gato é mais importante do que se imagina. Pois ela protege a pele do sol, frio, arranhões, picadas de insetos e ajuda a regular a temperatura corporal.

Existem dois tipos de pelos de gatos:

  • O pelo primário é mais comprido e grosso, cresce em folículos individuais e forma a camada superior da pelagem.
  • O pelo secundário é mais fino e cresce mais próximo à pele.

É preciso levar em consideração o comprimento do pelo do felino ao criar uma frequência para a escovação. Gatos de pelos longos possuem maior propensão ao desenvolvimento de problemas com bolas de pelo, por isso a escovação deve entrar para a rotina do tutor.

Gatos fazem verdadeiros malabarismos para lamber o corpinho todo. Um hábito comum, mas que precisa ser visto com cautela, já que depois de várias sessões de lambeduras, as bolas de pelo podem se formar.

Como se formam as bolas de pelo?

Já reparou como é a língua dos gatos? Olhando bem de perto vai perceber que existe uma espécie de “espinhos”, que auxiliam na hora de tirar os pelos velhos ou mortos. Então o problema acontece quando alguns ficam grudados nessa superfície áspera; nesse caso eles acabam engolindo os pelos.

Quando os pelos se acumulam no estômago do gato, ele fará esforço para vomitar ou irá expeli-los nas fezes. Mas nem sempre eles conseguem eliminar essas bolas de pelo e elas podem se acumular no seu trato digestivo — causando obstrução digestiva em alguns casos, somente podendo resolver com cirurgia.

Como evitar as bolas de pelo em gato de pelo longo

Para fazer a escovação da forma certa é importante usar uma escova adequada ao comprimento da pelagem do seu gato, pois caso contrário você pode danificar os fios ou até a pele do animal. Recomenda-se que se faça, em média, três escovações na semana.

Com a escova certa, você levará em média dez minutos para pentear o seu gatinho. Mas caso a escovação não seja um hábito, pode ser que na primeira vez demore um pouco mais por conta dos nós. Assim é preciso ter cuidado, carinho e paciência para desatar todos eles sem incomodar seu pequeno.

Se você tem o costume de fazer a escovação, já deve ter percebido que os gatos adoram, afinal é uma demonstração de carinho e um tempo que vocês passam juntos. Mas é claro que pode acontecer do seu gato não gostar de ser escovado. Nesse caso, não economize em carinho, paciência e persistência.

Apenas não fique forçando a escovação por muito tempo. Deixe ele ir, depois tente outra vez. Faça carinho, dê algum petisco para gato e paciência, com o tempo ele vai se acostumando.

Caso tenha um gato filhote de pelo longo, lembre-se de acostumá-lo desde cedo. Com o tempo, os cuidados irão ficar mais fáceis.

Como escolher a melhor ração natural para gato de pelo longo?

Além das escovações frequentes, o segredo para não ter problemas com as bolas de pelo é oferecer uma alimentação completa e de qualidade, com proteínas e nutrientes nobres.

Naturalis é a melhor ração natural para gato de pelo longo, além de rica em vitaminas e nutrientes essenciais para a vida do felino, é uma ração com formulação 100% natural, livre corantes e conservantes artificiais.

Você pode encontrar o alimento ideal para seu gato de pelo longo filhote, adulto e também para os gatos castrados. Todas as rações Naturalis são enriquecidas com taurina, auxiliam na saúde do trato urinário e proporcionam uma vida mais saudável para o animal.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.