Meu cachorro não quer comer a ração nova. O que fazer?

A gente sempre tenta priorizar o bem-estar do nosso pet e sabemos que a escolha da alimentação é muito importante para a saúde do animal. Independentemente do motivo, pode ser preciso trocar de alimento e na hora da transição de uma ração para outra podem ocorrer alguns problemas que fazem você ficar se perguntando por que o cachorro não quer comer ração. Algumas dicas podem ajudar você a se sair bem nessa situação, afinal, o que importa é manter o seu pet bem-nutrido.

Como fazer o cachorro comer a ração nova

Primeiramente, entenda que trocar a ração para cães pode ser necessário, mas o cachorro que já está acostumado com certa alimentação pode ter dificuldade em aceitar uma nova. Isso é comum, por isso a principal dica é: trocar a alimentação aos poucos. A troca gradual de ração vai fazer com que o seu pet se adapte aos novos hábitos e quando menos esperar, ele já estará se alimentando normalmente com o novo alimento.

Alguns passos podem ajudar a amenizar os efeitos dessa troca, vamos lá:

Nunca troque a ração bruscamente:

Lembre-se de que os cachorros, principalmente os filhotes e idosos, possuem um organismo mais sensível e por isso a troca repentina pode causar alguns problemas, como: vômito, diarreia, dor no estômago ou problemas no intestino, isso explica por que o cachorro não quer comer a ração nova.

Estipule as etapas da troca gradual:

Alguns cachorros possuem mais facilidade que outros para adaptação ao novo alimento, por isso a troca tende a ser mais rápida. Inicialmente, recomenda-se que o cronograma dure 7 dias. Então divida as porções da seguinte forma: nos dois primeiros dias, deve-se colocar 75% da ração antiga e 25% do alimento novo. No terceiro e no quarto, colocar metade de cada um e no quinto e sexto dias, indica-se oferecer 75% do novo alimento. Ao completar uma semana, ofereça 100% da nova ração.

É interessante utilizar esse cronograma mantendo sempre os mesmos horários de alimentação, assim como a quantidade recomendada ao cachorro.

Embora pareça fácil, a fase de adaptação à nova ração pode ser bem demorada. Por isso, se você perceber que o seu amigo está comendo, mas ainda prefere os grãos do alimento antigo, pode ser preciso voltar a oferecer 50% de cada ração.

Ração para cachorro: quando trocar?

Existem muitos motivos que justificam a troca de ração de cachorro, e um dos mais comuns é quando ele enjoa do alimento. Esse é um assunto bastante falado e realmente pode ocorrer. Os cachorros que comem a mesma ração por muito tempo podem acabar rejeitando o alimento. Existem também rações para determinada fase da vida do cachorro, como: filhote, adulto, idoso e diferentes portes. Todas elas possuem nutrientes balanceados para a necessidade em questão e a troca deve ser feita por recomendação de um veterinário.

É importante também oferecer sempre a quantidade indicada ao seu amigo. No site de Naturalis, essa quantia pode ser calculada de acordo com o peso, porte e grau de atividade física do pet. Uma ração nutritiva e completa poderá ajudar o organismo do cão a se acostumar com mais rapidez, ainda mais se for um alimento com ingredientes saudáveis e naturais.

Ração natural para cachorro

Se você quer que o seu cão se alimente de forma saudável e com uma ração que tenha formulação 100% natural, com certeza vai escolher os produtos da Naturalis. Esse alimento vai agradar ao seu cachorro em todos os quesitos, além de auxiliar na vitalidade do animal.

Naturalis possui uma linha de rações repleta de vitaminas e minerais essenciais ao seu cachorro. Além disso, os alimentos são divididos por necessidade nutricional, ou seja, oferecemos ração para cães de pequeno, médio e grande portes. Essa refeição completa não possui corantes e conservantes artificiais e leva em sua composição o extrato de Yucca schidigera, que ajuda a manter as fezes mais durinhas e o intestino funcionando melhor.
Quer saber mais dos benefícios que a ração com formulação 100% natural oferece? Leia o nosso artigo e ofereça sempre a melhor experiência para o seu cãozinho.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.