Meu gato está se escondendo. O que pode ser?!

Nessa breve leitura, vamos especular alguns motivos relacionados ao gato estar se escondendo. Então leia até o final se o seu gatinho já apresentou esse comportamento e você quer entender mais sobre ele.

Esconder é da natureza dos gatos

Apesar de ficarmos assustados ou preocupados quando não encontramos nossos pets pela casa, o hábito de se esconder é natural para os gatos, isso faz parte da sua natureza. O gato gosta de estar se escondendo por diversão (brincando com seu dono, caçando alguma “presa”) ou somente pra descansar.

Gato se escondendo pode ser estresse fisiológico

No entanto, esse comportamento também pode ser reflexo de algum estresse fisiológico que ele esteja passando. Alguns motivos possíveis para isso são:

  • Mudança de rotina ou hábitos
  • Chegada de um novo animal em casa
  • Traumas
  • Doenças psicológicas
  • Alterações hormonais

Para entender qual o motivo do seu gato se esconder, é necessário observar se algum desses fatores o afetou. Mas também pode ser um comportamento mais usual e comum dele.

O que podemos fazer

Não devemos insistir, fazer carinho, e pegar o gatinho que está se escondendo. O ideal é respeitar o espaço e as necessidades do animal. Ao sair do esconderijo, podemos recompensar com carinho e petiscos, por exemplo, de forma que essa saída do esconderijo seja um reforço positivo.

Hoje em dia, existem também difusores que liberam sinais químicos e que podem auxiliar na socialização e no conforto do seu gato em casa. Então, consulte um veterinário ou um psicólogo veterinário para te auxiliar. Assim você poderá cuidar de seu gatinho e sanar eventuais dúvidas mais específicas sobre o assunto.

Você gostou do texto?! Então compartilhe um pouco desse conhecimento sobre comportamento animal com outros tutores. Leia mais no nosso blog.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.