Meu gato está se escondendo… o que pode ser?!

Deixe um comentário


 Meu gato está se escondendo... o que pode ser?!

Nessa breve leitura, vamos especular alguns motivos relacionados ao gato se esconder. Leia até o final se o seu gatinho já apresentou esse comportamento e você quer entender mais sobre ele.

Apesar de ficarmos assustados ou preocupados quando não encontramos nossos pets pela casa, o hábito de se esconder é natural para os gatos, isso faz parte da sua natureza. Eles gostam de se esconder por diversão (brincando com seu dono, caçando alguma “presa”) ou somente pra descansar.

No entanto, esse comportamento também pode ser reflexo de algum stress fisiológico que ele esteja passando. Alguns motivos possíveis para isso são:

-           Mudança de rotina ou hábitos

-           Chegada de um novo animal em casa

-           Traumas

-           Doenças psicológicas

-           Alterações hormonais

Para entender qual a motivação do seu gato para se esconder, é necessário observar se algum desses fatores o afetou, ou se é um comportamento mais usual e comum dele.

Não devemos insistir, fazer carinho, e pegar o gatinho que está se escondendo. O ideal é respeitar o espaço e as necessidades do animal. Quando ele vier a sair do esconderijo, podemos recompensar essa ação com carinho e petiscos, por exemplo, de forma que ele relacione essa saída do esconderijo, ao reforço positivo.

Hoje em dia, existem também difusores que liberam sinais químicos e que podem auxiliar na socialização e no conforto do seu gato em casa. Consulte um veterinário ou um psicólogo veterinário para te auxiliar a cuidar de seu gatinho nessas situações e sanar eventuais dúvidas mais específicas sobre o assunto.

Você gostou do texto?! Compartilhe um pouco desse conhecimento sobre comportamento animal com outros tutores.

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*