Meu gato não quer comer! O que eu faço?

Depois das sonecas e dos seus carinhos, uma das coisas que os felinos mais amam é comer aquele pote caprichado de Naturalis. E é por isso que você fica em desespero quando percebe que o gato não quer comer. Entretanto, esse não é um comportamento felino normal e indica que existe algo errado ou que está incomodando seu companheiro.

Diversos fatores podem causar a falta de apetite nos gatos. Você deve saber identificar em qual deles seu felino se encaixa, pois é importante para tomar uma atitude que reverta essa condição:

  • Mudança de casa: sair do seu ambiente pode causar estresse ao gato e isso faz com que ele pare de comer;
  • Mudança de rotina: qualquer acontecimento que mude os hábitos do felino – como viagens, horários diferentes para as refeições e outras questões – podem levar o gato a rejeitar o alimento;
  • Caixa de areia perto do pote de ração: gatos são animais super higiênicos e irão pular as refeições até que você resolva esse problema;
  • Pote de ração em lugar diferente: não tente mudar o cantinho de comer do gato sem pensar que ele não notará;
  • Troca da ração: por terem um paladar mais exigente, os gatos levam um pouco mais de tempo para se acostumarem ao novo sabor. Por isso, tenha o cuidado de fazer a troca gradualmente, misturando as duas rações para gatos e aumentando, aos poucos, a quantidade do novo alimento.

Dicas para quando o gato não quer comer

  • Se o caso do seu felino se encaixar em alguma das situações que causem estresse, como mudança de casa ou viagens, é importante que você tente amenizar essa sensação dando muito carinho e transmitindo segurança ao animal;
  • Não é nada agradável ver seu companheiro sem comer e é, então, que você tenta estimulá-lo de todas as formas. Mas, lembre-se de nunca dar sua comida para ele. Como o paladar do gato é mais exigente, pode ser que não queira comer a ração se gostar mais da comida caseira que ofereceu;
  • Caso a falta de apetite se prolongue por mais de um dia ou venha acompanhada por outro sinal, procure um veterinário. O quadro pode indicar algum problema de saúde que deve receber um tratamento adequado.

Lipidose hepática em gatos

Não é segredo para ninguém que a alimentação dos gatos está diretamente ligada à saúde deles. Todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos felinos devem ser consumidos por meio da ração e, quando eles param de comer, todo o organismo é afetado e problemas nutricionais podem aparecer.

No caso dos gatos, reverter a falta de apetite é fundamental, pois o jejum prolongado pode levar à Lipidose Hepática. Quando o animal tem por essa doença, o seu organismo começa a quebrar gorduras depois de 48 horas de jejum e isso causa uma sobrecarga para o fígado que passa a acumular esse excesso de gordura.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.