Miado de gato no cio. Por que eles mudam tanto?

miado de gato no cio é diferente de todos os sons que os felinos emitem, e causa estranheza até mesmo em tutores mais experientes. Pois essa mudança no comportamento do gato é provocada por alterações hormonais que se manifestam em animais que não foram castrados.

Mas, antes de chegar ao nosso assunto principal, é importante que você entenda o que é o cio do gato, quando ele acontece e como ajudar seu amigo nesse período.

Quando o gato entra no cio

O cio é o período mais fértil da vida do animal, e começa a dar sinais perto dos cinco meses de vida, ocorrendo normalmente entre a primavera e o verão, e dura cerca de dez dias. Mas isso não é uma regra, lembre-se de que cada felino é único.

Nesse período, nota-se uma mudança no miado do gato. O tom muda, ficando bem mais alto e mais agudo, passando a sensação de agressividade. É uma época em que seu animal de estimação deve receber atenção redobrada, pois gato miando muito alto representa a vontade de ir para a rua e acasalar.

Durante essa fase ocorre a maioria dos casos de desaparecimentos e, na rua, seu companheiro corre o risco de sofrer acidentes e maus tratos.

Dicas para acalmar os gatos no cio

Notar o gato miando durante o período do cio é natural, mas existem algumas formas de cuidar do seu amigo para evitar problemas. Afinal de contas, é uma época complicada tanto para ele quanto para você.

  • Mantenha o gato dentro de casa, evite deixar janelas abertas. O contato com outro gato que esteja no ambiente exterior fará com que o felino saia de casa.
  • Mantenha sempre limpa a caixa de areia, a fêmea atrai os machos por meio do odor da urina.
  • Brinque sempre com o bichano, isso o ajuda a relaxar e acaba com o miado dele.

O que significa o miado do gato?

O gato pode miar por carência, dor, fome, entre outros motivos que vamos explicar para você. Afinal a melhor forma de ajudá-lo é conhecer seus comportamentos.

Como já foi dito anteriormente, atenção redobrada com o miado do seu gato, por meio do som ele pode enviar sinais sobre sua saúde, por exemplo. Miado muito alto, agressividade, falta de apetite, ansiedade e tristeza, geralmente indicam que o bichano não está bem.

Não pense duas vezes, ao observar qualquer um desses sinais leve o animal até um profissional de confiança.

Aquele comportamento independente típico dos felinos não é inabalável, pois eles amam receber cuidados e se você não dá, eles começarão a miar alto para chamar sua atenção. Vai negar um carinho para seu fiel companheiro?

Mudanças de ambiente e de rotina são extremamente estressantes para o animal. Elas geram desconforto e, em alguns casos, podem afetar a saúde do felino. Se o seu amigo está passando por uma situação assim, é importante se atentar aos miados dele, se estiverem constantes, dê uma atenção a mais para seu amigo até que ele se adeque ao novo ambiente.

Independente do motivo, quando houver qualquer manifestação de comportamento fora do comum busque sempre a ajuda de um veterinário, pois somente um profissional pode apontar o problema, causa e solução.

Gato mia por que tem vontade de comer?

Já notou como é quando você chega com um pacote de Naturalis em casa? Ele mia, fica em volta das suas pernas e não sossega até conseguir um potinho de ração cheio.

Do ponto de vista nutricional, Naturalis Gatos é a melhor indicação de alimentação. Contém fonte de nutrientes provenientes de alimentos 100% naturais, livre de corantes e conservantes artificiais.

E não é diferente quando o assunto é o sabor. Ingredientes especiais, como salmão, frango, legumes, frutas e cereais, fazem Naturalis ser a ração preferida do seu amigo.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.