Mordida de gato filhote. O que fazer?

A gente só quer fazer carinho, mas acaba ganhando uma reação um pouco diferente da que esperávamos: uma mordida de gato filhote! Apesar de ser desagradável e um pouquinho dolorido, não precisa se assustar. Os felinos, principalmente os gatos filhotes, possuem esse hábito que não tem nada a ver com agressividade! E você pode controlar com algumas atitudes.

Quando filhotes, a mordida do gato pode acontecer por instinto ou uma forma de aliviar o incômodo dos primeiros dentinhos nascendo. O importante é que você comece desde cedo a controlar esse comportamento felino para que não se torne um problema com o passar do tempo. Trate com naturalidade, o animal entenderá que poderá fazer isso sempre.

Dedicar esforços para controlar esse hábito também é fundamental para deixar sua relação com o animal mais saudável. Pois se toda vez que se aproximar for ganhar uma mordida, é normal que acabe se distanciando e evitando o contato. O que não é nada bom para nenhum dos lados.

Como evitar a mordida do gato?

Os gatos filhotes mordem como uma forma de explorar os objetos, conhecer o que está a sua volta e até mesmo brincar, mas a sua mão não é lugar para isso e você precisa saber lidar com a situação para evitar as mordidas e arranhões de gato sem perder o amigo.

Muita gente acha que gatos não podem ser treinados como os cães; mas eles podem, sim. Em geral, a dificuldade para adestramento de felinos se explica no comportamento independente e falta de interesse deles para aprender. Mas, são capazes de assimilar situações e entender quando é certo e errado fazer algo.

Com isso em mente, você pode investir em um exercício baseado no comportamento condicionado, em que o gato entenderá por meio da sua reação o que pode ou não fazer.

Quando ver o gato mordendo a sua mão ou pé, mesmo que de leve, tire a mão com calma (se tirar rápido, ele pode entender que faz parte da brincadeira), afaste-se dele e diga “não” com firmeza. Repita isso se ele continuar indo atrás de você e sempre que tentar morder novamente, assim ele entenderá que, se continuar com o hábito, perderá você.

Procure oferecer um agrado sempre que o felino brincar sem morder. Também é interessante apostar em brinquedos para gatos, – eles funcionam como mordedores para aliviar o incômodo dos dentinhos que estão nascendo.

Outra dica que importante não apenas para diminuir as mordidas do gato, mas também para cuidar do seu bem-estar e saúde, é a castração felina. Esse procedimento ajudará o pequeno a ficar mais tranquilo.

Como cuidar de ferida de mordida de gato?

Geralmente, as mordidas de gato filhotes são leves e não chegam a causar ferimentos profundos; mesmo assim, é importante ter alguns cuidados para evitar possíveis inflamações.

  • Lave a ferida com água corrente e veja se a pele foi perfurada.
  • Em caso de perfuração, deixe embaixo da água por alguns minutos para limpar qualquer sujeira.
  • Aplique um desinfetante de ferida sobre o machucado com o auxílio de um algodão antisséptico. Esse cuidado ajudará a eliminar bactérias e outros micro-organismos que possam se desenvolver e causar complicações.
  • Após a limpeza, passe um pouco de creme antibiótico e feche a ferida com um curativo.

Se notar que o ferimento não está cicatrizando, procure a orientação de um profissional da saúde.

Uma das preocupações mais recorrentes quando falamos em ferimentos causados por mordida de gato é a transmissão de doenças. Por isso, devemos ressaltar a importância da imunização do felino, que evita uma série de problemas graves tanto para ele quanto para nós.

Conta pra gente se você já levou uma mordida de gato filhote!

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.