Mudanças no comportamento em gatos castrados

Deixe um comentário

Mudanças no comportamento em gatos castrados

A castração é um procedimento, que tem como objetivo cessar a fertilidade do animal, evitando que ele se reproduza e prevenindo doenças. Além desse controle de natalidade, a castração também influencia em outros comportamentos dos gatos, portanto é importante que os tutores saibam essas mudanças antes de realizar o procedimento. Nessa leitura rápida vamos falar mais sobre o tema!

Primeiramente, a castração é um procedimento cirúrgico simples, nos machos consiste na orquiectomia. Nesse processo são retirados os testículos, já na fêmea a castração envolve a laqueadura ou ligadura das trompas. Ambos os procedimentos geram alterações nos hormônios sexuais dos gatos, o que acarreta também em mudanças comportamentais. Fazer a castração na idade certa, ao redor dos 6 meses, ajuda a manter os níveis desses hormônios dentro dos níveis saudáveis, inclusive após o procedimento.

Depois da castração alguns comportamentos do felino mudam, devido a diminuição de hormônios sexuais, como a testosterona. Esse hormônio, originalmente produzido nos testículos, em baixa quantidade gera um comportamento menos sexual, menos territorialista e menos agressivo. A tendência é que o gato macho fique mais calmo e tranquilo com a esterilização, diminuindo também a marcação de território.

Além disso, outro comportamento comum é o aumento do apetite, e o menor gasto calórico. Isso é muito observado nas fêmeas também, pela diminuição do estrógeno, originalmente produzido no ovário. Outra mudança decorrente da castração em fêmeas é a cessação do cio e da receptividade para ao macho.

Por fim, o sono é outro parâmetro que é geralmente alterado pelo procedimento da castração, tornando o gato mais sonolento e aumentando suas horas de sono. Ele também pode ficar mais carinhoso e carente.

Esse texto te ajudou? Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões para os próximos temas!

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*