Mudanças no comportamento em gatos castrados

A castração é tem como objetivo cessar a fertilidade do pet, evitando que ele se reproduza, mas também prevenindo as doenças. Além desse controle de natalidade, acontecem as mudanças no comportamento em gatos castrados, portanto é importante que os tutores saibam disso antes de realizar a cirurgia. Nessa leitura rápida vamos falar mais sobre o tema!

Como é a castração?

Primeiramente, a castração é uma cirurgia simples. Nos machos são retirados os testículos, e dá-se o nome de orquiectomia. Na fêmea é feita a laqueadura ou ligadura das trompas. Então ambos as cirurgias geram alterações nos hormônios sexuais dos gatos, o que gera também as mudanças no comportamento. Fazer a castração na idade certa, ao redor dos 6 meses, ajuda a manter os níveis saudáveis de hormônios.

Depois da castração alguns comportamentos do pet mudam, devido a diminuição de hormônios sexuais, como a testosterona. Pois esse hormônio, produzido nos testículos, em baixa quantidade gera um comportamento menos sexual, menos territorial e menos agressivo. A tendência é que o gato macho fique mais calmo e mais tranquilo com a esterilização, diminuindo também a marcação de território. Nas fêmeas a castração cessa o cio e a receptividade ao macho.

Além disso, outro comportamento comum é o aumento do apetite e o menor gasto calórico. Isso é muito observado nas fêmeas também, pela diminuição do estrógeno produzido no ovário.

Os gatos castrados precisam receber uma alimentação especial para evitar o ganho de peso. Então lembre-se que a ração Naturalis Frango & Peru – Castrados possui menos calorias para o controle do peso. Além disso, ela também faz o controle do pH da urina para um trato urinário saudável.

Por fim, o sono é mais uma das mudanças no comportamento em gatos castrados. O gato se torna mais sonolento e aumentam suas horas de sono. Entretanto ele também pode ficar mais carinhoso e carente.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.