O que é e como tratar osteoartrite em gatos

Deixe um comentário

O que é e como tratar osteoartrite em gatos

Você já ouviu falar da osteoartrite? Aproximadamente 40% dos gatos maiores de 7 anos tem sinais de artrose em alguma articulação. A osteoartrose apesar de comum e muito frequente, é uma doença pouco diagnosticada, principalmente nos gatos. Por isso, nesse texto falaremos mais sobre ela, de forma que os tutores a conheçam e cada vez mais se atentem para essa patologia em seus felinos.

A osteoartrite é uma doença degenerativa, caracterizada pela perda da cartilagem em níveis mais rápidos do que sua regeneração. Como a cartilagem atua como um amortecedor das articulações, seu desgaste causa rigidez e redução da mobilidade entre os ossos, além de inflamação e dor nas articulações. Geralmente, a doença se manifesta nos ombros, cotovelos, joelhos, articulações intervertebrais (lombar), coxofemorais (quadris) e carpus (punhos).

A idade e obesidade são os principais fatores de risco da doença, mas pode ocorrer também em animais com lesões. Fatores genéticos também podem gerar predisposição a doença e podem ser mais comuns em algumas raças que tem formação imperfeita de algumas articulações, como displasias, por exemplo.

Os comportamentos mais comuns decorrentes dessa doença são a redução da atividade e cessação dos saltos em gatos com osteoartrite. Eles não mancam, como poderia se imaginar, mas caminham de forma mais rígida. O reconhecimento da dor em felinos costuma ser difícil, pois eles costumam mascará-la, porém a alteração comportamental pode ser um bom indicativo.

Infelizmente, a osteoartrite não apresenta cura, mas pode ser tratada com alimentação adequada e remédios que ajudam o animal a não apresentar dor, podendo desfrutar de uma vida ativa e saudável. O diagnóstico da doença pode ser feito através da radiografia, exames clínicos e ortopédicos. Consulte um veterinário e acompanhe o envelhecimento do seu felino para evitar essa e outras doenças.

Compartilhe esse texto para que outros tutores fiquem atentos a seus sinais!

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*