PNEUMONIA FELINA

Deixe um comentário

PNEUMONIA FELINA

Pneumonia Felina existe?

Existe sim. A pneumonia é uma reação inflamatória dos pulmões que também acomete aos pets, cães e gatos. O importante é diagnosticar rapidamente e tratar no começo da doença.

Os agentes infecciosos são as causas mais comuns de pneumonia em gatos, existem 4 grandes grupos as pneumonias virais, bacterianas, parasitárias e fúngicas. A doença é causada geralmente pela entrada desses agentes infecciosos nas vias respiratórias dos pets, podendo ser aguda ou crônica. A pneumonia bacteriana é uma causa importante de morbidade e mortalidade em gatos, mas existem também pneumonias decorrentes da inalação de material sólido ou líquido nos pulmões, que costuma ser conteúdo do estômago (refluxo ou vômito) ou alimento, causando processos inflamatórios.

Na pneumonia, as trocas gasosas do pulmão ficam comprometidas em diferentes níveis conforme o estágio da doença. Os sintomas clínicos das pneumonias variam desde os crônicos, como fraqueza, depressão, anorexia e perda de peso, até os agudos, como tosse (rara em felinos), febre, intolerância ao exercício, dificuldade respiratória, apatia e cianose (coloração azulada dos lábios ou olhos). Para obter o diagnóstico da pneumonia, os sinais clínicos, a radiografia e o hemograma são, geralmente, suficientes.

Além do tratamento medicamentoso em alguns casos, a terapia da pneumonia consiste em proporcionar repouso ao animal em um ambiente aquecido combinado com uma alimentação adequada e fluidoterapia. Outros tratamentos são: nebulização, fisioterapia, broncodilatadores e suplementação de oxigênio. Depois da reidratação, a fisioterapia para pneumonia se baseia nas tentativas mecânicas de promover a tosse e facilitar a expectoração. Os exercícios suaves e as massagens constituem formas de fisioterapia úteis, feitas pelo veterinário.

Fonte: REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA – ISSN: 1679-7353 Ano IX – Número 17 – Julho de 2011 . PNEUMONIA E EDEMA PULMONAR: ESTUDO COMPARATIVO

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*