Posso dar outro líquido que não seja água ao meu peludo?

A hidratação é fundamental para a vida do seu cão. Mas pode dar outro líquido que não seja água ao seu peludo?

Você abre as cortinas da sala pela manhã, se depara com o sol no horizonte e ao seu lado, seu cãozinho já parece pedir: Que dia lindo para passear!

Com a euforia habitual do companheiro, você abre a porta da sala com o peludo ao lado,  preso pela guia e se encaminha direto ao parque, parando de árvore em árvore para o cãozinho aproveitar a bela manhã.

Meia hora depois do início do passeio, com o sol mais forte, ao passar pela barraquinha de água de coco, decide comprar um copo bem geladinho e divide com seu cão. Assustada, a atendente da barraquinha quase derruba um copo ao ver o peludo tomando a água de coco e diz:

– Não pode moça! Ele vai ficar com dor de barriga!

A questão aqui é apenas, você acredita ou não na opinião da moça da barraquinha de água de coco? Ela nem é nenhuma especialista, já o Google…

É hora de pesquisar: Água de coco + cachorro = Dor de barriga?

Enquanto o cachorrinho chega para deitar aos seus pés, seus olhos estão fixos na tela.

  • Não há melhor líquido para o cãozinho do que a água fresca;
  • Sempre troque a água da vasilha, mesmo que o peludo não beba toda a água, pois água parada atrai insetos nocivos à saúde dele;
  • Limpe o recipiente de água com detergente neutro;
  • Não dê refrigerantes, sucos artificiais, água com gás e outros líquidos industrializados ao seu cãozinho, pois o açúcar é nocivo à saúde e à dentição, e isso pode trazer problemas à saúde bucal dele;

Mas com tantas restrições assim, será que a temida água de coco prejudicará a saúde do peludo? Pode dar outro líquido que não seja água ao seu peludo?

água de coco quando administrada com cuidado, é uma excelente fonte de potássio e poderosa fonte de hidratação, além de auxiliar nos problemas renais dos cães. Mas lembre-se, é preciso cuidado na dosagem deste líquido. O organismo dos cães pode sofrer com mudanças bruscas na ingestão de líquidos e alimentos.

No final, o mais seguro é  entender que não há líquido melhor para o peludinho do que água fresca e cristalina. Uma dica é ingerir um pouco da mesma água que você irá dar ao peludo. Se não estiver com bom gosto para você, também não estará para ele.

Ah! Outra dica muito importante: Nunca esqueça de levar uma garrafinha com água nos passeios com o seu cãozinho! Isso evitará dar a ele água de um local do qual você não sabe se é higienizado ou não!

Cuidados como este, aliados a uma alimentação natural e sem conservantes, como as rações Naturalis, deixarão o seu peludo cada vez mais saudável  e ativo para aproveitar os passeios diários, sem sustos pelo caminho.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.