Primeiros dias do cachorro filhote em casa

A família cresceu? Os primeiros dias de um cachorro filhote em casa são uma delícia, mas também um desafio.

Quem já passou pela experiência, sabe o quanto esses animais precisam de atenção e cuidados especiais para que possam passar por essa fase com mais tranquilidade. Seguindo algumas orientações que passaremos, verá que logo seu cachorro filhote irá se sentir em casa desde os primeiros dias.

1. Preparação para receber cachorro filhote

Preparar a casa para receber o novo amigo irá facilitar a sua vida e dar mais conforto ao animal. Comece escolhendo um canto tranquilo para colocar a caminha de cachorro — é importante que seja uma local silencioso e sem muita movimentação, pois nos primeiros dias é normal que o cão fique inseguro. Além disso, no primeiro mês de vida o cão costuma dormir bastante e, para isso, precisa contar com um ambiente calmo.

2. Providencie itens básicos

Além da cama, você deve providenciar bebedouro e comedouro para cachorro. Também é fundamental pensar na alimentação canina antes mesmo que ele chegue à sua casa. Tenha o cuidado de escolher o alimento ideal para a idade do animal. Para isso, conte com a linha Naturalis para oferecer uma ração natural ao seu novo amigo.

3. Evite muito contato com o cão

Logo que o filhote chega em casa, procure colocá-lo no cantinho que já deixou preparado e evite mexer muito com ele. Não é o momento de receber visitas, principalmente de crianças que gostam de brincar e fazer carinho no animal.

4. Cachorro filhote chorando

As primeiras noites do cão costumam ser complicadas. O animal irá se sentir sozinho e começará a chorar por longos períodos. Uma manobra para tentar evitar isso é deixar um bichinho de pelúcia com o seu cheiro para dormir com ele ou alguma manta que dê a sensação de que ele não está sozinho.

Não é muito aconselhado que o coloque para dormir com você, pois ele poderá ter dificuldades para dormir sozinho no futuro.

5. Brinque durante o dia

Procure incentivar brincadeiras com o cachorro enquanto ele estiver acordado, mas sempre usando um brinquedo dele e nunca itens da casa ou seus, como chinelos; assim, evitará que ele se acostume a morder suas coisas. As brincadeiras o ajudarão a ter uma noite mais tranquila, já que terá gasto muita energia. Além disso, nos primeiros dias ele precisa sentir que você está por perto para ganhar segurança aos poucos.

6. Cuide da alimentação do cachorro

Mantenha uma uma rotina na alimentação do cão. Dê a ração sempre nos mesmo horários e nas quantidades recomendadas para a sua idade e peso.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.