Problemas com genitais dos cães

Você sabia que nossos cachorros também podem sofrer com doenças na genitália? Sim, esse é um assunto pouco difundido, então resolvemos trazer um panorama geral dos problemas com genitais dos cães nessa breve leitura.

Seja pela genética, pelo ambiente ou pelas relações sexuais, os cães podem desenvolver doenças nas partes íntimas, seja macho ou fêmea. Essas doenças podem ter como agentes infecciosos os vírus, as bactérias e até mesmo os fungos.

Doenças sexualmente transmissíveis (DST)

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) podem ser transmitidas até mesmo sem relações sexuais. Em um passeio no parque ou caminhada, os cães tem o hábito de cheirar e lamber a genitália uns dos outros, o que é suficiente para a transmissão, se um deles estiver infectado. Os sintomas são os nódulos e os tumores nas mucosas e na região genital, que geram dor e sangramento.

Existe tratamento para DSTs atualmente, envolvendo a retirada cirúrgica dos tumores e o tratamento com quimioterapia. Mas é um processo bem desgastante pro animal, que fica sem apetite, perde os pelos, entre outras consequências.

Prevenção de problemas genitais dos cães

Para evitar essas doenças, o melhor é a prevenção. Então não deixe que o pet cheire e lamba a parte íntima de animais desconhecidos, que o tutor não saiba o estado de saúde. Além disso, recomenda-se a castração caso não tenha intenção que o cão procrie. Caso vá realizar o acasalamento, o ideal é realizar exames nos dois cães. O maior cuidado é com as fêmeas, que não devem ficar em locais expostos quando no cio, evitando machos desconhecidos de se aproximarem principalmente nesse período.

Além das DSTs existem outras doenças que acometem os órgãos genitais masculinos e femininos. Algumas doenças penianas que acometem os cães machos são: a parafimose, a balanopostite e a fimose, porém existem outras condições que atingem a vagina, como a vulvovaginite e a piometra. Ao observar qualquer alteração na genitália do seu cão, leve-o ao veterinário e mantenha-o afastado de outros animais.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.