5 cuidados que devemos ter com os pets no inverno

As temperaturas caíram e você já correu para pegar a mantinha mais quente para o seu filho de quatro patas. Afinal, mesmo que eles tenham pelos, independente da idade, raça ou porte, é preciso deixá-los bem quentinhos e confortáveis no inverno. 

E foi pensando no bem-estar deles que nós listamos cinco cuidados essenciais com os pets no inverno. Veja abaixo: 

pets no inverno - cão com frio
Imagem: Unsplash

1. Reduza a quantidade de banhos

Todo mundo gosta de sentir o cheirinho de cachorro limpo, né? Mas, no inverno, o ideal é reduzir as idas ao chuveiro. Principalmente se você dá banho no seu cãozinho em casa. Neste período, a secagem precisa ser feita corretamente, para que eles não sintam frio ou fiquem molhados em alguma subcamada da pelagem – o que aumenta o risco de desenvolver pneumonia ou bronquite.

Além disso, a temperatura da água não pode ser muito alta, pois isso pode causar lesões na pele do seu pet. Por isso, o ideal é procurar pelo serviço de banho especializado e evitar complicações. Se o seu cão tem indicação de banho medicamentoso por causas dermatológicas, como dermatite ou atopias, siga a recomendação médica.

Quanto aos gatos, eles só devem tomar banho sob prescrição médica. Nunca dê banho no seu gato. Isso pode desequilibrar a hidratação da camada mais externa da pele, comprometer o autorreconhecimento do bichano e ainda fazer com que ele desenvolva compulsão em se lamber, a fim de remover a fragrância dos produtos de higiene.

2. Preste atenção na alimentação

O apetite do animal, seja ele cão ou gato, é um importante indicativo de como está a saúde. No inverno, é normal os animais comerem mais. Porém, o ideal é que a alimentação seja completa, balanceada e em quantidade indicada pelo médico-veterinário, para que não ocorra ganho excessivo de peso. 

Mesmo no frio, aproveite o sol tímido do dia para levar os cães para fazer caminhadas e abrir as janelas para que os gatos sintam o ar puro. 

Imagem: Unsplash

3. Cuide da acomodação

O local em que o seu pet dorme é protegido do vento e da chuva? Além disso, o ideal é que o seu filho de quatro patas não fique em contato direto com o chão, porque a falta de isolante térmico pode deixá-lo doente.

No mercado, há inúmeros modelos de colchonetes, tocas e caminhas que vão fazer com que seu pet fique mais confortável nesses dias de frio. Avalie se é necessário fornecer cobertores, mantas e tapetes para dar um aquecimento extra.

4. Fique de olho nas doenças respiratórias

Animais também têm o sistema imunológico colocado à prova durante o inverno. Nessa época do ano, o risco de contrair doenças respiratórias, como tosse dos canis – para os cães – e a rinotraqueíte viral felina – para os gatos – aumenta.

Essas doenças provocam tosse, coriza, secreção e, em casos mais graves, pneumonia e bronquite. Elas são transmitidas pelo contato direto com animais ou superfícies contaminadas. Para preveni-las, evite deixar o seu pet em espaços abertos e comunitários, onde não há controle sanitário.

Caso seu pet esteja mais quieto, com dificuldades para respirar ou aparentando cansaço sem justificativa, procure um médico-veterinário. Nada de medicá-lo sozinho, combinado? 

Medicar seu cão sem indicação médica pode ser um perigo para a vida dele, porque o uso de remédios inadequados pode agravar o quadro do seu pet, deixando-o ainda mais doente ou mascarando sintomas importantes. 

Imagem: Unsplash

5. Foco na hidratação

No inverno, é comum que o consumo de água seja reduzido – já que as temperaturas estão amenas e o corpo perde menos água do que no verão. Mas isso não pode acontecer! Por isso, fique de olho na hidratação do seu pet.

Mantenha o bebedouro sempre limpo e abastecido com água fresca. Assim, você evita contaminação por bactérias que se acumulam no fundo do recipiente e mantém o pet interessado em beber a água.

Lembre-se de sempre manter as vacinas, os vermífugos e os antiparasitários em dia, e não falte às consultas de rotina. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a saber mais sobre como cuidar do seu pet no inverno. Siga a Naturalis nas redes e acompanhe as novidades.

Veja mais dicas de cuidados com os pets no inverno aqui.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.