Qual a importância de vermifugar seu pet?

Vermifugar o pet é uma das responsabilidades do tutor. Você sabe qual a importância de vermifugar seu pet e porque ele é tão importante? Continue lendo que esclareceremos sobre o assunto, numa leitura rápida.

As verminoses são doenças causadas por vermes, que podem ser dos grupos: os platelmintos ou os nematelmintos. Esses vermes são parasitas intestinais dos cães, porém também podem infectar os humanos, e por isso fazem parte das zoonoses.

Para controlar essa doença no nosso animal e também na sociedade, é preciso tratar os pets com vermífugo, seguindo o período certo entre os tratamentos. É muito importante que ele seja feito nos filhotes, que tem a maior tendência às infecções. Porém, deve-se tratar as lactantes e os adultos também, se apresentarem os sintomas ou se estiverem com alguma verminose.

Algumas verminoses são: a dipilidiose, a toxocaríase e a ancilostomíase. Elas podem atingir diversos órgãos e também se manifestar em vários sintomas, a depender da doença.

Nem sempre é possível detectar os sintomas logo no início, por isso manter os exames do seu cachorro em dia é tão importante. Notar a presença de parasitas pode levar um tempo, mas, na maioria dos casos, um cachorro com verme apresenta perda de apetite e de peso, vômito, diarreia. Além disso você pode notar a presença de vermes nas fezes do seu pet.

Há outras formas de combater os vermes — fazer o controle do ambiente é um bom exemplo. Portanto, manter o quintal limpo e fazer a remoção das fezes regularmente, contribui para que os vermes não se proliferem.

Fique atento! Pois você deve saber qual a importância de vermifugar seu pet para combater estas verminoses.


Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.