Qual ração oferecer durante a gestação de cachorro?

Deixe um comentário

Naturalis Total Alimentos | Blog

Para um tutor, a gestação de cachorro pode se tornar um dos momentos mais incríveis e intensos dessa relação. A chegada dos filhotes marca o instante em que todos se voltam a dar mais atenção aos recém-nascidos. Porém há uma dúvida sobre a alimentação da futura mamãe: qual ração oferecer durante a gestação de cachorro?

Melhor ração para cadela gestante

Durante a gestação de cadela, o organismo do animal precisa receber uma maior quantidade de calorias, vitaminas, cálcio e proteínas para que possa ajudar no desenvolvimento do seu próprio corpo e dos filhotes que estão por vir. 

A ração para cadela gestante pode ser a mesma que é utilizada para cães filhotes, pois contém todos os nutrientes necessários à genitora. Porém, é indicado que o alimento seja oferecido apenas após 45 dias de gestação aproximadamente, que é o momento em que se inicia a fase final da gravidez. Após o nascimento, essa alimentação, feita com a ração para filhotes, pode continuar sendo utilizada até momento da amamentação, quando a cadela produzirá maior quantidade de leite para sua cria.

De qualquer forma, antes de oferecer um alimento, peça a indicação de um médico-veterinário, que, por meio de uma avaliação completa, terá melhores condições de apontar qual o alimento indicado para o período de gestação da cadela.

Como saber se a cachorra está prenha

Observe bem o comportamento da fêmea, até porque pequenos indícios no dia a dia já podem mostrar que talvez tenha filhote vindo aí.

Esses sinais de gravidez canina são:

  • Pouco ou nenhum apetite;
  • Mamas mais escuras e maiores;
  • Aumento no tamanho da barriga;
  • Cansaço;
  • Mal-estar;
  • Procura constante por lugares quentes e confortáveis.

Indícios como os descritos acima dão um primeiro sinal ao tutor sobre uma possível gravidez, mas eles também podem apontar outras coisas, como gravidez psicológica, tumores, infecção de útero, entre outras — a forma correta de saber se a cachorra está prenha é por meio de uma consulta veterinária de confiança. 

Caso se confirme a gravidez, vai ser necessário se atentar ao período de gestação. 

Período de gestação da cadela

O tempo de gestação da cadela é rápido, com duração entre 58 e 68 dias, e os primeiros sinais já começam a surgir por volta do 20° dia. Geralmente, a confirmação oficial da gravidez de cachorro acontece no 25° dia, quando é possível ver os filhotes por meio de ultrassonografia. 

Assim que a gestação de cachorro for confirmada, vai ser necessário tomar certos cuidados para preservar a vida da cachorra prenha e, claro, dos filhotinhos.

Cuidados durante a gestação de cachorro

Enquanto gestante, a cadela não vai poder correr de um lado para o outro. Agora ela precisa descansar. 

Então não pode mais brincar com ela? Pode sim, mas sem forçar muito e por um curto período. Veterinários recomendam caminhadas bem leves para fortalecer a cadela grávida durante o parto. 

Evite manter o animal em ambientes estressantes, já que muita bagunça e agitação podem provocar um parto prematuro. Converse com o veterinário do seu pet e peça mais recomendações e dicas de como manter a cadela em estado de tranquilidade. 

Caso ela venha a dar à luz em casa, vai ser necessário criar um espaço confortável e seguro, tendo lençóis e panos limpos para forrar o local do parto. O primeiro filhote vai chegar ao mundo, em média, após quatro horas de contrações, daí em diante estima-se que o intervalo entre o nascimento dos demais bebês seja de 15 minutos. 

Caso note qualquer anormalidade ou dificuldade da cadela em dar à luz, busque imediatamente a ajuda de um médico-veterinário. 

Cuidados com alimentação durante a gravidez de cachorro

O cuidado com a alimentação durante a gravidez da cadela é imprescindível. Como já comentamos anteriormente, o animal tende a perder o apetite naturalmente, o que pode gerar alguns problemas. 

Ao notar a falta de apetite, o tutor não deve deixar de alimentar o animal, lembre-se que a cadela prenha precisa de mais energia e proteínas. Então será necessário aumentar a palatabilidade do alimento, deixando-o mais apetitoso. 

Nossa dica é umedecer a ração com água morna, mas espere esfriar um pouco antes de alimentá-la. Além de facilitar a ingestão, o sabor fica mais evidente, conquistando o paladar da cadela com mais facilidade. 

Lembre-se de que após 45 dias de gestação e durante a amamentação, a ração para a cadela gestante pode ser a mesma destinada a um filhote, porém após essa fase, é indicado retomar à ração usada anteriormente. 

A cachorra vai precisar de uma ração muito saudável, como Naturalis. Toda a linha de rações Naturalis possui formulação 100% natural, sem qualquer tipo de conservante ou corante artificial. Além de manter o organismo livre de substâncias nocivas, ainda melhora a absorção de nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento saudável dos filhotes. 

Todos os produtos Naturalis são de excelente qualidade e procedência, indicados para todas as fases da vida do cão. 

Dentre tantas opções, podemos indicar duas rações com sabor inconfundível que podem ser oferecidos à sua cadela de acordo com o porte: Naturalis Cães Adultos - Frango, Peru & Vegetais e Naturalis Cães Adultos Raças Pequenas - Frango, Peru & Frutas

Ambos os alimentos possuem níveis adequados de nutrientes e contam com proteínas de qualidade, além de ajudar na redução do odor das fezes. 

Naturalis Total Alimentos | BlogNaturalis Total Alimentos | Blog

Ração para filhote

Antes mesmo que o filhote comece a ter contato com a ração, a alimentação já desempenha um papel importantíssimo na vida do pequeno. 

A saúde e o desenvolvimento do cão dependem muito da amamentação. Os nutrientes encontrados no leite materno são específicos e vão ajudar a criar as primeiras defesas do organismo. 

Logo em seguida, a partir da 4° semana de vida, inicia-se a transição do leite materno para o alimento seco. O tutor pode começar a oferecer um alimento sólido: Apostar em uma ração com formulação natural é acertar em cheio na saúde do animal. 

Sem substâncias artificiais, a ração para filhotes da linha Naturalis desponta como uma opção viável e confiável. 

Naturalis Total Alimentos | Blog

Naturalis Cães Filhotes - Frango, Peru & Frutas é uma ração com formulação 100% natural, sem corantes e conservantes artificiais, além de possuir 28% de proteína e frutas desidratadas. Com essa dica, ficou fácil oferecer sabor e vitaminas. 

O alimento já foi escolhido, então agora só resta ficar de olho na quantidade certa de ração que você pode oferecer e garantir mais saúde para as cachorra e seus novos filhotes.

Conheça nossos produtos

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*