Qual ração oferecer durante a gestação de cachorro?

Para um tutor, a gestação de cachorro pode se tornar um dos momentos mais incríveis e mais intensos dessa relação. A chegada dos filhotes marca o instante em que todos se voltam para dar mais atenção aos recém-nascidos. Porém há uma dúvida sobre a alimentação da futura mamãe: qual ração oferecer durante a gestação de cachorro?

Melhor ração para cadela gestante

Durante a gestação de cadela, o organismo do animal precisa receber uma maior quantidade de calorias, de vitaminas, de cálcio e de proteínas para que possa ajudar no desenvolvimento do seu próprio corpo e dos filhotes que estão por vir. 

A ração para cadela gestante pode ser a mesma que é utilizada para cães filhotes, pois contém todos os nutrientes necessários à futura mamãe. Mas, é indicado que o alimento seja oferecido apenas após 45 dias de gestação aproximadamente, que é o momento em que se inicia a fase final da gravidez. Após o nascimento, essa alimentação, feita com a ração para filhotes, pode continuar sendo utilizada até momento da amamentação, quando a cadela produzirá maior quantidade de leite para a sua cria.

De qualquer forma, antes de oferecer um alimento, peça a indicação de um veterinário, para que, por meio de uma avaliação completa, tenha melhores condições de apontar qual o alimento indicado para o período de gestação da cadela.

Como saber se a cachorra está prenha

Observe bem o comportamento da fêmea, até porque os pequenos indícios no dia a dia já podem mostrar que talvez tenha filhote vindo aí.

Esses sinais de gravidez canina são:

  • o pouco ou nenhum apetite;
  • as mamas mais escuras e maiores;
  • o aumento no tamanho da barriga;
  • o cansaço;
  • o mal-estar;
  • a procura constante por lugares quentes e confortáveis.

Os indícios como os descritos acima dão um primeiro sinal ao tutor sobre uma possível gravidez, mas eles também podem apontar outras coisas, como a gravidez psicológica, os tumores, a infecção de útero, entre outras — a forma correta de saber se a cachorra está prenha é por meio de uma consulta veterinária de confiança. 

Caso se confirme a gravidez, vai ser necessário se atentar ao período de gestação. 

Período de gestação da cadela

O tempo de gestação da cadela é rápido, com duração entre 58 e 68 dias, e os primeiros sinais já começam a surgir por volta do 20° dia. Entretanto, a confirmação oficial da gravidez de cachorro acontece no 25° dia, quando é possível ver os filhotes por meio de ultrassonografia. 

Assim que a gestação de cachorro for confirmada, vai ser necessário tomar certos cuidados para preservar a vida da cachorra prenha e, claro, dos filhotinhos.

Cuidados durante a gestação de cachorro

Enquanto gestante, a cadela não vai poder correr de um lado para o outro. Agora ela precisa descansar. 

Então não pode mais brincar com ela? Pode sim, mas sem forçar muito e por um curto período. Veterinários recomendam caminhadas bem leves para fortalecer a cadela grávida durante o parto. 

Evite manter o animal em ambientes estressantes, já que muita bagunça e agitação podem provocar um parto prematuro. Converse com o veterinário do seu pet e peça mais recomendações e dicas de como manter a cadela em estado de tranquilidade. 

Caso ela venha a dar à luz em casa, vai ser necessário criar um espaço confortável e seguro, tendo lençóis e panos limpos para forrar o local do parto. O primeiro filhote vai chegar ao mundo, em média, após quatro horas de contrações, daí em diante estima-se que o intervalo entre o nascimento dos demais bebês seja de 15 minutos. 

Caso note qualquer anormalidade ou dificuldade da cadela em dar à luz, busque imediatamente a ajuda de um médico-veterinário. 

Cuidados com alimentação durante a gravidez de cachorro

O cuidado com a alimentação durante a gravidez da cadela é imprescindível. Como já comentamos anteriormente, o animal tende a perder o apetite naturalmente, o que pode gerar alguns problemas. 

Ao notar a falta de apetite, o tutor não deve deixar de alimentar o animal, lembre-se que a cadela prenha precisa de mais energia e proteínas. Então será necessário aumentar a palatabilidade do alimento, deixando-o mais apetitoso. 

Nossa dica é umedecer a ração com água morna, mas espere esfriar um pouco antes de alimentá-la. Além de facilitar a ingestão, o sabor fica mais evidente, conquistando o paladar da cadela com mais facilidade. 

Lembre-se de que após 45 dias de gestação e durante a amamentação, a ração para a cadela gestante pode ser a mesma destinada a um filhote, porém após essa fase, é indicado retomar à ração usada anteriormente. 

Você deve oferecer uma ração muito saudável durante a gestação de cachorro, como Naturalis. Toda a linha de rações Naturalis possui formulação 100% natural, sem qualquer tipo de conservante ou corante artificial. Além de manter o organismo livre de substâncias nocivas, ainda melhora a absorção de nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento saudável dos filhotes. 

Todos os produtos Naturalis são de excelente qualidade e procedência, indicados para todas as fases da vida do cão. 

Ambos os alimentos possuem níveis adequados de nutrientes e contam com proteínas de qualidade, além de ajudar na redução do odor das fezes. 

Ração para filhote

Antes mesmo que o filhote comece a ter contato com a ração, a alimentação já desempenha um papel importantíssimo na vida do pequeno. 

A saúde e o desenvolvimento do cão dependem muito da amamentação. Os nutrientes encontrados no leite materno são específicos e vão ajudar a criar as primeiras defesas do organismo. 

Logo em seguida, a partir da 4° semana de vida, inicia-se a transição do leite materno para o alimento seco. O tutor pode começar a oferecer um alimento sólido: Apostar em uma ração com formulação natural é acertar em cheio na saúde do animal.  Sem substâncias artificiais, a ração para filhotes da linha Naturalis desponta como uma opção viável e confiável. 

Alguma dúvida sobre qual ração oferecer durante a gestação de cachorro?

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.