Quando pode dar banho em cachorro?

Deixe um comentário

Quando um filhote de cachorro chega a nossa casa, ele traz muita alegria e muda totalmente a rotina do local. Essa mudança gera muitas dúvidas sobre alimentação, saúde e higiene. Uma das principais perguntas dos tutores é: qual o melhor momento para dar banho em cachorro? É sempre bom aprender sobre esses cuidados para saber lidar com o novo integrante da família.

Banho em cachorro filhote: Quando começar?

O cachorro filhote é visivelmente muito frágil aos nossos olhos e não é à toa, ele realmente pode contrair várias doenças, já que a imunidade do cão pequeno ainda não está totalmente desenvolvida. É por isso que o leite materno é importante para o cãozinho — até os dois meses de vida, esse alimento ajuda a mantê-lo protegido de possíveis problemas. O banho em cachorro filhote pode ser dado em casa a partir de 60 dias de vida, e após a primeira dose de vacina, o cão já pode começar a sair de casa. Mas antes desse tempo, recomenda-se não ficar saindo com o cachorro na rua ou locais com aglomeração de pessoas. Esses lugares podem conter vírus e bactérias que farão mal ao seu companheiro. A partir dessa informação, já sabemos que não é recomendado levar o seu cão para tomar banho em pet shops antes de administrar todas as vacinas recomendadas.

Como dar banho em cachorro

Quando for dar o primeiro banho no cachorro filhote, lembre que essa será uma nova experiência ao animal e por isso devemos ir devagar até que ele se acostume. Algumas dicas são importantes nessa etapa, como:

  • Manter a temperatura ambiente quente: assim como os bebês, os filhotes também podem pegar alguma doença caso sejam expostos à friagem. Manter um ambiente confortável ao cão vai ajudá-lo a ficar relaxado.
  • Lugar aconchegante: de preferência, o banho de cachorro deve ser dado em um local que ele já esteja acostumado. O banho remete totalmente à socialização do cão, já que ele está conhecendo uma nova experiência e, se pararmos para pensar, essa atitude vai ser decisiva para que ele goste de tomar banho após adulto.
  • Diversão: durante o banho, procure brincar com o cachorro filhote e fazer com que ele se sinta relaxado e entenda que o momento é de descontração.
  • Toalhas e secador: seque direitinho o seu animal com a toalha e, se necessário, use um secador. Cuidado com a temperatura do aparelho para que não machuque o seu pequeno.
  • Aproveite o momento: além de proporcionar uma experiência positiva ao seu cachorro, divirta-se com essa atitude e tenha instantes felizes com o seu melhor amigo.

Com qual frequência dar banho no cão

Após o primeiro banho, o tutor já pode começar a repetir o processo regularmente, sempre que perceber que o animal está sujo, porém o tempo ideal para cada banho em cachorro tem intervalos entre 20 e 60 dias. O cachorro possui uma camada de gordura que protege a pele e os pelos, e se os banhos forem muito frequentes, essa camada protetora pode ser danificada, deixando o animal exposto a doenças cutâneas. Entre o tempo de um banho e outro, recomenda-se utilizar a escovação diária: ela ajuda a eliminar o pelo morto e a sujeira mais pesada.

Lembre-se de que, além da higiene do seu filhote, a alimentação é muito importante. Por isso oferecer uma ração de qualidade com nutrientes e vitaminas balanceados vai ajudar muito o seu cachorro a crescer com saúde.

A ração Naturalis Frango, Peru & Frutas Filhote é um alimento com formulação 100% natural que possui alto valor nutricional, com vitaminas, minerais, cereais integrais, frutas e vegetais, sem conservantes e corantes artificiais. Além disso, possui 28% de proteínas em sua composição, garantindo um crescimento cheio de energia e vitalidade ao seu cachorrinho.

 

Conheça mais sobre nosso produto e ofereça uma refeição deliciosa e nutritiva ao seu novo melhor amigo.

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*