Quantas vezes passear com cachorro

Seu companheiro é daqueles que se anima todo só de ver você pegando a coleira porque sabe que é a hora mais gostosa do dia? As caminhadas são fundamentais para manter a saúde física e mental do animal, mas você sabe quantas vezes por dia deve passear com o cachorro?

Acertar na quantidade de passeios é importante, pois o cão precisa dessa atividade para ter uma vida saudável. Como só queremos o melhor para eles, vamos dar todas as dicas para você fazer os melhores passeios com o seu fiel amigo.

Precisa passear com cachorro mais de uma vez por dia?

A quantidade de vezes que você sai de casa para caminhar com o cão depende do objetivo desse passeio. Muitos cães só fazem suas necessidades durante os passeios, por exemplo. Nesse caso, é importante que as saídas de casa aconteçam algumas vezes durante o dia para evitar que o cão tenha problemas de saúde.

Procure conhecer os hábitos do cão e montar uma rotina que se adeque aos horário dele. Mas aprenda a observar seu amigo para entender qual é o melhor momento para uma caminhada.

Caso o seu companheiro não dependa dos passeios para fazer suas necessidades fisiológicas, você pode montar uma rotina de passeios mais longos, porém menos frequentes. Mas, o ideal é entender o ritmo do cão e saber qual o seu nível de energia.

Passear com cachorro filhote, por exemplo, é diferente de passear com cachorro idoso. O mesmo vale para passeios com cães de grande porte e de pequeno porte. Cada animal tem uma necessidade diferente que muda conforme a idade, porte, raça e espaço que se tem disponível em casa para a movimentação.

Cães que não estão acostumados com passeios podem começar com caminhadas curtas em dias alternados, e aos poucos você pode aumentar a frequência e o tempo.

Quantas vezes devo sair com meu cachorro?

Cada caso é um caso, mas no geral, recomenda-se sair para passear 2 vezes por dia com uma duração de 30 minutos. Esses passeios são muito importantes para o desenvolvimento deles e ajuda a melhorar a qualidade de vida. Nessas caminhadas eles aproveitam para fazer suas necessidades ao ar livre e interagir com outros cãezinhos. O exercício físico também auxiliam os cães fazendo com que eles gastem energia e fiquem mais calmos. Cachorros que ficam muito tempo em casa tem tendência a desenvolver problemas de coluna e obesidade.

Por que precisa passear com cachorro?

Antes mesmo de adotar um cachorro é importante que entenda as necessidades dele e que ele precisará da sua dedicação e tempo para se desenvolver com saúde. Os passeios, por exemplo, vão além de um cuidado para a diversão do animal, eles contribuem para o bem-estar do cachorro.

Os cães amam o momento do passeio, pois gostam de brincar, fazer exercícios, e muitos aproveitam para fazer suas necessidades. É imprescindível que os cães tenham meios para gastar energia e aliviar o estresse, principalmente os animais que vivem em casas pequenas ou apartamentos que não contam com muito espaço.

Você sabia que a falta de passeios ou pouca frequência pode causar problemas de saúde no seu animal? Além de ser importante para a saúde mental do cão, os passeios ajudam na prática da atividade física e esse cuidado é fundamental para evitar o ganho de peso.

Passear com cachorro ajuda na socialização dele com outras pessoas e animais. É um hábito saudável que ajudará até mesmo no comportamento dele.

Cuidados para passear com o cachorro

Os passeios com o cachorro são importantes desde a fase de filhote; mas antes de levar seu pequeno para descobrir o mundo fora de casa, é bom cuidar da imunização dele. Se o cãozinho ainda não recebeu todas as vacinas, não é recomendado que ele entre em contato com outros animais, pois pode correr o risco de pegar alguma doença.

Nunca se esqueça de usar a coleira para passeios. Ela será sua aliada para manter seu animal protegido.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.