Rottweiler e Pitbull são cães realmente bravos?

Muitos tutores na hora de escolher um cãozinho assumem que as raças Rottweiler e Pitbull são cães realmente bravos. Por isso acabam não dando uma chance pra essas raças. Porém, esse preconceito e a falta de informações sobre o assunto podem te afastar de ter um grande companheiro na sua vida. E que pode sim se adequar às suas expectativas e ao dia-a-dia aí na sua casa. Que tal uma leitura pra se informar mais e escolher com propriedade?

Conhecidos como “agressivos por natureza” os Rottweilers e Pitbulls, na verdade são fruto de uma seleção artificial, isto é, manipulada pelo homem e seus interesses.

A origem do Rottweiler

De acordo com o que se sabe hoje, a origem do comportamento dos Rottweilers, por exemplo, se deu nos tempos das legiões romana. Os seus antepassados desempenhavam funções de guarda na Rotwill (“Vila Vermelha”), uma importante cidade alemã onde soldados faziam parada obrigatória. O Rottweiler teria se originado da raça Mastim do Tibet, que chegou à Alemanha pelos Romanos.

Durante muito tempo estes cães foram selecionados pela sua vitalidade, inteligência, resistência, força e capacidade de condução. Serviram como guardas nesses tempos em que assaltantes e lobos vinham roubar os rebanhos.

Atualmente a raça carrega essa história evolutiva de seus ancestrais e é utilizam-se para cão de guarda, polícia e cão guia por sua habilidade em executar funções e pela sua capacidade de aprendizado. No entanto, apesar de sua característica física: robusto e forte, tem um comportamento muito amigável e pacífico e pode ter uma relação incrível com o tutor.

O que deixa eles mais agressivos então?

Geralmente, o mal manejo pelos tutores e treinadores, ou o treinamento para que eles sejam assim de fato fazem do Rottweiler e Pitbull cães realmente bravos. Eles podem sim conviver com crianças e outros pets, com a criação adequada às suas necessidades.

Quer saber sobre as raças de cachorro, suas histórias e características? Comenta aqui a raça que quer conhecer mais! Leia mais dicas no nosso blog.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.