Soluço em cachorro: causas e como parar

soluço em cachorro é causado por contrações involuntárias do músculo que auxilia na respiração, o diafragma. O ato de expelir ar pode causar aquele barulho característico, o mesmo que ocorre conosco.

Cachorro com soluço é preocupante?

A preocupação vai surgir diante da evolução do soluço. Preste atenção na duração e em outros sintomas que possam estar associados a ele. Ou seja, seu cão soluçou algumas vezes e logo parou? Então foi algo normal e não precisa de nenhuma interferência.

O que não é normal é o soluço constante, chegando a durar até uma hora ou ter associação com algum outro problema. Mas, para chegar até essa confirmação, é necessária uma avaliação veterinária.

O que causa o soluço em cachorros ?

Geralmente, o soluço é causado devido à rápida ingestão de alimentos, tanto em animais quanto em nós. Em casos como este, para evitar o soluço é apenas necessário mudar a forma de comer, ou seja, comer mais lentamente. Aqui vale uma dica, em pet shops, irá encontrar comedouros de cachorro com obstáculos, que tornarão o ato de comer mais lento.

Existem outras causas, essas menos comuns, mas pode acontecer e na maior parte das vezes é possível controlar com mudança de hábitos do animal:

  • Soluço desencadeado por estresse ou cansaço;
  • Comer muito rápido ou devagar demais;
  • Cães ansiosos.

Cachorro filhote com soluço

Os filhotes de cachorro estão mais propensos a ter soluços. Então até mais ou menos os seis meses de vida, é comum observar que eles soluçam com frequência.

Para um cachorro filhote tudo é novidade, andar pela casa, ir na rua, ganhar um brinquedinho. Todo esse entusiasmo faz com que ele respire rapidamente e de forma descoordenada, o que faz aparecer o soluço.

Outra coisa que pode provocar uma crise de soluços é comer e beber rapidamente. Pois isso é algo extremamente comum em filhotes.

Normalmente, essa crise dura alguns minutos, surge e vai embora de forma repentina, quase sempre espontaneamente.

Como acabar com o soluço em cachorros?

É importante ressaltar que raramente o soluço pode causar algum transtorno, o contrário, sim, acontece. Um problema pode causar soluço, como nervosismo, ansiedade, frio, entre outros já citados.

Dependendo do caso, é possível tomar providências que ajudar a parar o soluço. Por exemplo, se a causa for a alimentação rápida, você pode alterar seus hábitos alimentares, fracionando a quantidade de ração recomendada em pequenas porções durante e dia. Também é indicado que evite passeios antes e logo após as refeições.

Se a causa do soluço for o frio, o ideal é trazer o cão para um ambiente mais aquecido e oferecer uma manta bem quentinha para ele.

Mas, é importante lembrar que se o soluço surgiu de maneira repentina e é persistente, o ideal é buscar a orientação de um veterinário.

Soluço em cachorro é sinal de perigo?

Como você já viu neste artigo, o soluço é normal e não apresenta nenhum tipo de perigo. Basicamente, todos que possuem diafragma podem soluçar.

Existem raríssimos casos onde o soluço pode significar algum tipo de problema. Mas vale seguir algumas instruções para ficar sempre alerta, qualquer comportamento preocupante deve ser logo acompanhado por um médico-veterinário:

  • Soluço que persiste por cerca de 30 minutos ou mais;
  • Soluço seguido de tosse;
  • Temperatura corporal do pet muito baixa.

Para mais dicas, leia outros posts em nosso blog.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.