TVT em cães: como tratar o tumor venéreo transmissível

Deixe um comentário

Se você mora em alguma zona de clima úmido e com temperaturas mistas, este artigo vale muito a sua atenção. O TVT em cães é uma doença adquirida por meio do contato sexual de machos e fêmeas. Normalmente, ela afeta animais de regiões que possuem clima temperado.

A transmissão do TVT em cães pode ser restrita a três formas: arranhões, lambidas e o simples contato com algum animal infectado. Fique de olho no seu cachorro, principalmente se ele não é castrado e tem contato com outros animais.

É importante lembrar que esse tipo de tumor em cachorro não tem nenhum dado relacionado à raça do animal ou se o cão é macho ou fêmea. Suas ocorrências maiores são em cães com vida sexual ativa, geralmente localizados em grandes cidades.

Quando diagnosticado pelo veterinário, é algo que devemos ter atenção, e, neste artigo, vamos abordar temas que serão úteis no processo de tratamento de seu companheiro.

O que é tumor venéreo transmissível?

O tumor venéreo transmissível é uma doença exclusivamente canina que atinge e se desenvolve na área externa dos genitais. Esse problema acontece quando as células se multiplicam muito rapidamente, podendo gerar um tumor maligno ou benigno.

Para dar um diagnóstico, o veterinário precisa fazer um exame físico do cãozinho no local de manifestação da doença e se informar sobre o contato com outros animais.

Nas secreções vaginais das fêmeas, pode conter células infectadas. Uma forma rápida e fácil de diagnosticar o problema nessas situações é por meio de um exame de esfoliação local, parecido com o que as mulheres fazem.

Ainda que essa doença não seja conhecida por espalhar-se pelo resto do corpo, é sempre bom manter um acompanhamento regular com o veterinário para tirar qualquer dúvida.

Sintomas do TVT em cães

Os sintomas variam conforme a localização do tumor, que possui duas formas de manifestação:

Genital: no caso dos machos, é normalmente localizado na base do pênis do cachorro, ainda que possa, com menos frequência, ser localizado em outras áreas. Na fêmea, o tumor costuma aparecer na vagina e/ou vulva.

Extragenital: além das localizações que acabamos de citar, o TVT pode surgir na área da boca, orelha e cavidades do baço, rim, fígado, pulmão, olhos, ânus, pele, faringe e ovários.

Ao notar qualquer sintoma listado, vá diretamente ao médico-veterinário. Somente o profissional poderá apontar se realmente há TVT e qual a melhor forma de tratá-lo.

Existe tratamento para TVT canino?

Sim, existem diversas formas de tratamento para o TVT canino, são elas: por meio de cirurgias, criocirurgia, radioterapia e quimioterapia em cães.

Quando os tumores são pequenos, a remoção cirúrgica é suficiente, porém quando são grandes e apenas é realizada a cirurgia de extração, existe 60% de probabilidade de que apareçam novamente no local.

O tratamento mais eficiente e indicado por médicos-veterinários é a quimioterapia, que, na maioria dos casos, utiliza uma substância conhecida como vincristina, um citostático, que age inibindo a proliferação das células maléficas e estimulando a morte delas.

Mas, infelizmente, esse tratamento com vincristina pode causar incômodos para os cães, como vômitos, diarreias e uma diminuição de glóbulos brancos, que ajudam no combate às infecções destruindo bactérias e fungos. Porém isso tudo já é previsto, o que já acalma um pouco o coração dos tutores.

Como já visto até aqui, o TVT em cães atinge animais que possuem uma vida sexual ativa ou que convivem com animais sexualmente ativos. Diante desse quadro, a maior recomendação dos veterinários é castrar os cães como forma de evitar futuros problemas de saúde e comportamentais.

Como castrar cachorro pode ajudar?

A castração de cachorro é um assunto bastante comentado e de extrema importância para  a manutenção da qualidade de vida do seu animal. Esse procedimento é útil por várias razões, e a prevenção de doenças venéreas é uma delas.

A castração precoce de cães pode evitar o aparecimento de tumores de testículo, cânceres de mama, infecções na próstata, no útero e pseudocieses, conhecida por todos como gravidez psicológica.

Ao castrar seu cãozinho, você evitará que ele entre muito em contato com outros animais, devido à diminuição dos instintos do período de cio, e, consequentemente, evitará o contato com outras doenças também.

A época ideal para levar o animal para uma cirurgia de castração é entre o quarto e o sexto mês de vida. A cirurgia feita nesse período evitará consequências indesejáveis como o ganho de peso e o sedentarismo, que são típicos de animais castrados em idade avançada que não recebam uma alimentação balanceada de qualidade.

Antes da cirurgia, o animal deverá passar por uma avaliação clínica completa.

Cuidados com a saúde do cachorro

O aparecimento do TVT em cães inesperadamente pode assustar em um primeiro momento, mas, tomando as medidas necessárias, o seu companheiro terá uma recuperação rápida e eficaz. Essa doença é muito lembrada quando falamos de doenças em pênis de cachorro, mas sabemos que o TVT é apenas uma delas e por isso é muito importante estar em dia com as visitas e os exames veterinários para garantir que seu cãozinho esteja sempre saudável e seguro.

Uma alimentação balanceada e com ingredientes naturais também faz parte dos cuidados com a saúde canina, que envolvem, principalmente, a precaução contra outras doenças. A escolha da ração que acompanhará seu pet é uma das etapas mais importantes na missão de proporcionar a melhor qualidade de vida possível para ele.

Busque sempre uma ração que ofereça benefícios reais, sem nenhuma adição de substâncias artificiais.

As rações Naturalis são livres de corantes e conservantes artificiais e contam com uma formulação 100% natural. Com diversos sabores e destinada para diferentes portes, Naturalis Cães é a escolha segura de tutores que sabem valorizar a saúde do seu animal.

Frango, Peru & Frutas - Raças pequenas

 

 

Energia e vitalidade - 23% de proteína

Antioxidante natural - Vitamina E (tocoferol)

Ambiente interno - Saúde intestinal e menor odor das fezes

 

 

 

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*