Você fala “gatês”?

Deixe um comentário

Vocalização gatos

Assim como nós os felinos também se comunicam, não só entre eles, mas também conosco. Além da comunicação corporal e facial eles usam também a vocalização. Fizemos uma análise da comunicação sonora dos gatos nesse texto, continue lendo pra você entender melhor o que seu bichano quer dizer quando ele mia.

Nos estudos atuais estima-se mais de 100 vocalizações diferentes no “gatês”, nossa palavra carinhosa para nos referenciar à linguagem dos gatos. Separamos aqui algumas delas para explicarmos melhor o que significam, numa espécie de dicionário do “gatês” para o português.

1.         Miado cotidiano

No dia-a-dia os gatos dão miados pontuais que podem ter diversos significados. O som é realmente como o escrito “miau, miau” curtos e em intervalos constantes. Se ele miar na frente de uma porta pode significar que ele quer sair/ entrar. Se miar na frente do comedouro ou bebedouro pode indicar que quer comer ou beber água, respectivamente. Se miar perto do tutor, se esfregando nos braços ou pernas do mesmo, pode estar pedindo carinho. Ou se miar quando o tutor chega em casa, é como um “boas-vindas”, demostrando carinho.

Atenção: Miados longos ou diferentes do cotidiano devem ser percebidos com cuidado, podem significar que o gato está pedindo ajuda, como por exemplo se estiver preso no telhado ou preso no armário.

2.         Ronronar

Sim, o ronrono também faz parte da vocalização dos gatos. Esse som se caracteriza por um barulho baixo e continuo que ressoa mais internamente no corpo deles, não sendo necessário abrirem a boca para emitir. O ronronar é natural quando os gatos estão bem confortáveis, recebendo carinho ou prestes a dormir. Porém as vezes pode significar dor, se observado juntamente com sinais comportamentais de desconforto, como encolhimento e expressões faciais incomuns, ou com algum sintoma de doença. Além disso, podem ronronar quando estão ameaçados ou com medo, de outros animais.

3.         Chamadas sexuais

Alguns sons mais alongados como uivos ou chiados podem ser emitidos durante as relações sexuais dos gatos ou até mesmo como chamamento de parceiros sexuais. São geralmente emitidos a noite e em ambientes externos em que o som se propague até outros gatos.

4.         Chiado ou grito de dor

Sons agudos, abruptos e com bastante volume podem significar que o gato está com dor repentina. Emitem geralmente quando tomam uma injeção, caem, ou se machucam. Esse grito também pode ser confundido com o do acasalamento.

Cuidado: se seu gato é quieto e começa a miar repentinamente, ou quando está na caixinha de areia pode significar que ele está com dor ou doente, sinal que deve ser levado ao veterinário.

Conseguiu reconhecer esses sons? Deixem nos comentários o que achou da nossa análise e se seu gato também se comunica mais ou menos assim!

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*