Você fala gatês?

Assim como nós os felinos também se comunicam, não só entre eles, mas também conosco. Você fala gatês? Além da comunicação corporal e facial eles usam também a vocalização. Então fizemos uma análise da comunicação sonora dos gatos nesse texto, continue lendo pra você entender melhor a linguagem dos gatos.

Nos estudos atuais estima-se mais de 100 vocalizações diferentes no “gatês”, nossa palavra carinhosa para nos referenciar à linguagem dos gatos. Assim separamos aqui algumas delas para explicarmos melhor o que significam, numa espécie de dicionário do “gatês”, a linguagem dos gatos, para o português.

1.         Miado cotidiano

No dia-a-dia os gatos dão miados pontuais que podem ter diversos significados. O som é realmente como o escrito “miau, miau” curtos e em intervalos constantes. Mas se ele miar na frente de uma porta pode significar que ele quer sair/ entrar. Perto do comedouro ou bebedouro pode indicar que quer comer ou beber água, respectivamente. Se miar perto do tutor, se esfregando nos braços ou pernas do mesmo, pode estar pedindo carinho. Ou se miar quando o tutor chega em casa, é como um “boas-vindas”, demostrando carinho.

Atenção: Miados longos ou diferentes do cotidiano devem ser percebidos com cuidado, podem significar que o gato está pedindo ajuda, como por exemplo se estiver preso no telhado ou preso no armário.

2.         Ronronar

Sim, o ronrono também faz parte da vocalização dos gatos. Esse som se caracteriza por um barulho baixo e continuo que ressoa mais internamente no corpo deles, não sendo necessário abrirem a boca para emitir. O ronronar é natural quando os gatos estão bem confortáveis, recebendo carinho ou prestes a dormir. Porém as vezes pode significar dor, se observado juntamente com sinais comportamentais de desconforto, como encolhimento e expressões faciais incomuns, ou com algum sintoma de doença. Além disso, podem ronronar quando estão ameaçados ou com medo, de outros animais.

3.         Chamadas sexuais

Alguns sons mais alongados como uivos ou chiados acontecem durante as relações sexuais dos gatos ou até mesmo como chamamento de parceiros sexuais. Acontecem geralmente a noite e em ambientes externos em que o som se propague até outros gatos.

4.         Chiado ou grito de dor:

Sons agudos, abruptos e com bastante volume podem significar que o gato está com dor repentina. Emitem geralmente quando tomam uma injeção, caem, ou se machucam. Mas esse grito também pode ser confundido com o do acasalamento.

Cuidado: se seu gato é quieto e começa a miar repentinamente, ou quando está na caixinha de areia pode significar que ele está com dor ou doente, sinal que deve ser levado ao veterinário.

Conseguiu reconhecer esses sons? Agora você fala gatês? Deixem nos comentários o que achou da nossa análise e se seu gato também se comunica mais ou menos assim!

Saiba mais sobre o comportamento dos gatos aqui.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.